Logo Liga das Noivas
Cantoneira Cantoneira Cantoneira Cantoneira
Siga-nos no Twitter da Liga das noivas Acesse o facebook da Liga das noivas
Boneca Liga das Noivas - Tendência

Antes H1Algo antigo, algo novo, algo emprestado, algo azul e uma moeda no sapato dela

Alfinete com todos os itens da tradição pode ser uma ótima opção para as noivas

Alfinete com todos os itens da tradição pode ser uma ótima opção para as noivas

Quem nunca ouviu falar de uma tradição de origem inglesa que diz “something old, something new, something borrowed, something blue, and a silver sixpence in her shoe (Algo velho, algo novo, algo emprestado, algo azul e uma moeda no sapato dela)”?

Muito popular também nos Estados Unidos, algumas noivas brasileiras resolveram incorporar esse hábito ao casamento em terras tupiniquins. O objetivo é claro: dar sorte no casamento. Mas o que significa cada um desses detalhes? O algo velho representa a continuidade da família, como algo que passa de geração para geração. Já o novo passa a mensagem de otimismo para o futuro do casal, uma nova união que está se estabelecendo. O emprestado seria algo que passaria a felicidade e alegria da dona para quem está emprestando. A cor azul, para quem nada sabe, simboliza amor, modéstia, fidelidade, boa sorte, pureza e lealdade. Mas e a moeda? Mesmo “esquecida” por alguns que fazem uso dessa tradição, colocar uma moeda no sapato esquerdo da noiva serve para dar mais sorte à noiva.

Isabella Santos, que casará na próxima semana, conta que seguir a tradição não foi exatamente uma ideia dela, foi algo que aconteceu. “Começou quando o Thiago, meu noivo, escolheu azul e amarelo para as cores do casamento. Então eu me decidi por um buquê azul. Minha tia disse que me emprestaria os brincos e o colar. Os sapatos são antigos e o vestido novo. E moeda no sapato? Deve ser desconfortável. Não farei isso”, brinca.

Já Caroline Carvalho fala que acha a tradição  interessante. “Achei que se bem não faz, mal não há de fazer. Minha mãe  me emprestou  brincos  e colar azuis que ela usou no casamento  dela. Então, ja é algo velho, emprestado e azul. O sapato é usado e meu mesmo. O vestido é novo. Mas tanto um, quanto o outro vou doar a uma noiva mais humilde depois. Fiz promessa pra santo Antônio e prometi doar o vestido e o sapato que usasse no meu casamento. O quinto item não conhecia e acho que vou usar”, explica.

Tayná Morena é mais uma noiva que está pronta para seguir a tradição inglesa. Ela comenta que casar sempre foi um sonho. “A gente cresce vendo nos cinemas uma certa tradição, mesmo que não tipicamente brasileira, como madrinhas com o mesmo vestido, por exemplo. Eu achei isso interessante porque, no meu caso, vai deixar que cada madrinha participe um pouco mais intimamente da cerimônia. As pessoas que vão me dar são a minha mãe  e três madrinhas. Vou utilizar todos. Não sabia desse da moeda, vou pedir para o meu pai esse. Será que homem dá azar?”, brinca.

Brincadeira ou superstição, é certo que a tradição é uma das mais conhecidas entre as noivas. E se mal não faz, porque não tentar, não é mesmo?

Abaixo seguem algumas sugestões de como usar cada uma dessas coisas no seu casamento.

Algo antigo / Algo emprestado: Terços e Joias de famílias são os mais escolhidos.

terço Captura de Tela 2015-09-01 às 11.08.14

Algo novo: o próprio vestido, o sapato e o bouquet são tradicionalmente as escolhas mais comuns

sapato Captura de Tela 2015-09-01 às 11.23.48

Algo azul: liga azul para a perna, bouquet ou sapato neste tom estão entre as três opções mais comuns

liga azul Captura de Tela 2015-09-01 às 11.10.12 Captura de Tela 2015-09-01 às 11.10.27

Moeda no sapato esquerdo: pode ser colocada dentro ou na sola do sapato

moeda no sapato esquerdo Captura de Tela 2015-09-01 às 11.14.22

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Comentários (One)

  1. Quem comentou Tati Tagliari:
    24/09/2015 | 17:25

    Eu fiz essa tradição no meu casamento! Ficou lindo, e minha moeda tem uma história muito especial!!!
    Tô contando sobre isso aqui, nesse link:

    http://casacomidaeroupaespalhada.com/2015/07/27/algo-novo-velho-emprestado-e-azul-e-uma-moeda/

    Bjo!!

Deixe o seu Comentário

Seu email nunca será publicado Campos marcado com * devem ser preenchidos

*
*