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Boneca Liga das Noivas - Nutrição & Saúde

Antes H1Na medida certa

ana paula nutri 1Para dar continuidade a nossa lista de dicas bacanas, orientadas por profissionais de diversas áreas, conversamos com Ana Paula Santos, nutricionista ortomolecular e coach com oito anos de experiência em Nutrição, Bem-Estar e Desenvolvimento Humano.

Especialista e apaixonada por nutrição, Ana Paula falou sobre como as mulheres – e, aí, se encaixam as noivas e o período que precisam para “entrar em forma” – podem não somente conquistar saúde, como também a inteligência emocional necessária para manter o equilíbrio do corpo-mente-espírito.

Preparadas para dar um up na saúde?

Um noiva vai casar em seis meses. Quais conselhos você daria para uma pessoa que quer manter o peso, mesmo com tantos eventos antes do casamento como despedidas, degustações etc?

O mais importante de todos é ter uma meta de saúde integral que possa ser levada para a vida a dois. Mas isso depende de planejamento e organização para que a rotina seja saudável. A ideia é criar um ritmo mais salutar em todos os sentidos, a começar por evitar dormir tarde (máximo às 23h); buscar atividades de lazer prazerosas para aliviar a tensão emocional; respirar com mais consciência de modo a gerar menos ansiedade e mais vitalidade; fazer exercícios frequentes que deem satisfação, pois isso facilita a adesão aos mesmos; e investir em alimentação mais natural e equilibrada no dia-a-dia, deixando para se permitir um ou outro alimento que não seja tão saudável, numa frequência mais esporádica e em pequenas porções. A atenção com a hidratação também é um item relevante.

Para uma noiva que esteja acima do peso e queira estar em forma no grande dia, como seria o cardápio ideal?

O cardápio ideal precisa ser dividido em 5-6 refeições/dia, pois esta ação favorece o equilíbrio metabólico e a saciedade. Também ficar longe de alimentos industrializados auxilia muito no emagrecimento saudável.  Começar o dia com 1 copo de água morna e sumo de ½ limão ajuda a eliminar toxinas e a deixar o sangue mais alcalino, o que facilita a perda de peso. No café-da-manhã , uma boa pedida seria ingerir fruta com cereal (aveia, quinoa, granola light ou amaranto), acompanhada de sementes (tipo chia ou linhaça) e iogurte ou coalhada. Pão multigrãos com queijo cottage e suco de frutas com hortaliças também seria outra opção saudável , nutritiva e energizante. No meio da manhã, 1 fruta fresca, água de coco ou 1 frasco de leite fermentado são ideias fáceis e nutritivas. No almoço, a maior parte do prato deve ser preenchido com vegetais crus e cozidos, o mais colorido possível, e isso acompanhado de algum tipo de feijão, arroz integral ou raízes e proteína leve, como o peixe, o frango ou ovo cozido. Na parte da tarde, algumas castanhas com 1 fruta fresca ou 1 punhadinho de frutas secas ajuda a saciar e a reduzir a ansiedade. No jantar, uma opção levinha seria salada de quinoa ou 7 cereais com mix de folhas e proteína leve (peixe, ovo, frango ou shiitaki refogado). Na ceia, 1 potinho de iogurte zero com fruta picadinha completaria bem o dia. O cuidado com a hidratação também é imprescindível.

E uma pessoa que coma um número de calorias aceitável diariamente, mas não tenha um cardápio balanceado? Como seria o cardápio ideal?

O cardápio ideal seria baseado em alimentos mais frescos e naturais, evitando, ao máximo, comida pronta, snacks, refrigerante ou chá zero, gelatina diet, embutidos de frango ou peru e refrescos em pó coloridos artificialmente. Em contra-partida, as frutas, as verduras, as sementes, as castanhas, os alimentos e cereais integrais , o iogurte ou os leites vegetais (amêndoas, aveia, quinoa ou castanhas) certamente fazem muita diferença ao estarem presentes no cardápio.

Na parte de suplementos para dar energia, o que você indica?

O ginseng vermelho, o levedo de cerveja, o guaraná em pó, o chá verde, bem como  os aminoácidos l-Taurina e L-carnitina são excelentes recomendações.

E para as que não ficam sem um docinho, alguma receita que seja rápida e satisfaça o paladar?

Sim, a mais fácil delas são as balas de frutas secas, tipo mariola, livres de açúcar. Elas saciam rapidamente a vontade de comer doces. Outra, seriam as barras com alfarroba light, ricas em fibras e o sabor lembra chocolate. Das opções caseiras, maçã ou pera podem ser fatiadas e assadas no microondas com pitada de canela em pó e raspinhas da casca de laranja. Congelar pedacinhos de frutas e passá-las no coco ralado também resolve bem.

Quais os alimentos que não podem faltar em uma dieta, seja para perda ou ganho de peso, ou para manter?

Alimentos fontes de ômega 3 como sardinha, linhaça ou chia; castanhas e, especialmente, a do pará; vegetais crus e de cores variadas; frutas;   cereais integrais, feijões e carnes magras, tipo peixe e frango.

Atualmente, as pessoas comem muito fora. O que você indica para que essas noivas se mantenham saudáveis antes do casamento? Quais petiscos são os mais indicados?

Na prática, algumas substituições geram bons resultados. Trocar o frango a passarinho pelas iscas de frango ou de mignon; trocar a batata frita por carpaccio com pizza branca e salada; trocar o hambúrguer pelo sanduíche de queijo de búfala, frango ou peixe com salada. No caso da pizza, evitar àquelas muito recheadas, preferir às com queijo de búfala, vegetarianas, atum ou frango com milho. Quanto ao álcool, alternar 1 copo de água gaseificada com 1 copo da bebida. Escolher um drink a base de espumante também é uma saída.

E na reta final, um mês antes do casamento, como seria o cardápio ideal para dar uma pele bonita, disposição e deixar a mulher ainda mais bela?

Uma opção eficiente seria um cardápio Detox. Essa técnica visa estimular o corpo a eliminar as toxinas armazenadas no organismo e que geram inchaço, retenção de líquidos, compulsão alimentar, ansiedade, além de cabelos e pele pouco saudáveis. Nesse modelo, ficam de fora o o frango, as carnes bovina e suína, o glúten (pães, macarrão, biscoitos, aveia etc.), leite e derivados (manteiga, margarina, maionese, creme de leite), açúcar , mel, refrigerantes e álcool. Em substituição, são incluídas as fibras e os alimentos naturais (frutas, legumes, verduras e cereais integrais). Além disso, chás, água de coco, castanhas e óleos vegetais (azeite, óleo de coco, óleo de chia ou abacate) entram para o cardápio e resultam num excelente resultado.Para compensar a retirada parcial de proteínas animais, são receitados complexo vitamínico e suplemento de proteína isolada, além de alimentos como amaranto e quinoa, ricos em proteína de alta qualidade.

Alguma sugestão além das já faladas?

Sugiro ressaltar a importância de fazer um check up médico para avaliar possíveis desequilíbrios e alterações metabólicas. Há também a necessidade de buscar um nutricionista para ajustar quantidade e qualidade de nutrientes,o que faz total diferença na conquista do peso saudável e da aparência mais bela no Dia D!

 

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Comentários (One)

  1. Quem comentou Wedy:
    07/02/2015 | 13:03

    Partilho das opiniões da Dra Ana Paula Santos, é uma grande profissional!

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