Logo Liga das Noivas
Cantoneira Cantoneira Cantoneira Cantoneira
Siga-nos no Twitter da Liga das noivas Acesse o facebook da Liga das noivas
Boneca Liga das Noivas - Beleza & Fitness

Antes H1Sorriso iluminado

A dentista Flávia Mendonça, no dia do seu casamento, com o sorriso perfeito.

A dentista Flávia Mendonça, no dia do seu casamento, com o sorriso perfeito.

Noivas, como sabemos, querem estar perfeitas no dia do seu casamento. E, como não poderia deixar de ser, o sorriso é fundamental para a grande entrada na cerimônia. Afinal, com todas as atenções voltadas para ela, o sorriso é, sem dúvida, a confirmação da felicidade estampada no rosto.

E para ajudar as mulheres que querem, além de estar com sorrisos perfeitos, também manter a saúde bucal, conversamos com a dentista Flávia Mendonça. Ela esclareceu nossas dúvidas sobre clareamento, exames que devem ser feitos para manter a boca saudável e, claro, como ter o sorriso perfeito, seja para o dia do casamento, como para a vida inteira.

1.       Muito se fala sobre clareamento dos dentes. Todas as pessoas podem fazer? Fale um pouco sobre isso.

O clareamento, sem dúvida, é a maneira mais eficaz de tornar o seu sorriso mais agradável e aparência saudável. Não são todas as pessoas que podem fazer clareamento. Pacientes com doença periodontal, fumantes, dentes com muitas trincas, exposição de dentina e cemento não são aconselhados para tal procedimento, podendo tornar os dentes sensíveis, já que sua estrutura está comprometida. Assim, não é indicado fazer este procedimento sem exame de um profissional previamente.

2.       A saúde bucal é muito mais que dentes bonitos. Quais exames uma pessoa deve fazer para ter um sorriso saudável?

O exame bucal deve ser feito semestralmente. A exploração clínica e exames auxiliares, como radiografias, são suficiente. O clínico irá avaliar e, quando necessário, encaminhar aos especialistas. Em casos mais avançados, os exames tomográficos são necessários para o diagnóstico.

3.       Infelizmente, ao longo da vida, algumas pessoas perdem alguns dentes. Para uma pessoa que vai casar, com quanto tempo de antecedência você indicaria começar um tratamento, sejam próteses ou implantes, para que o sorriso esteja lindo no dia do casamento?

O plano de tratamento depende muito da gravidade do caso, estrutura óssea, condição periodontal, número de ausências dentárias e se há algum envolvimento sistêmico. Ė necessário um ano, no mínimo, para que o planejamento seja bem sucedido.

4.       Quais exames uma pessoa deve fazer para ter certeza que a saúde bucal está em dia?

Exame oral completo, periodontal, inspeção de mucosas e fundo bucal, e finalizando com palpação de região sublingual, parótida e tireoide. É importante que o paciente relate se houver algum desconforto durante o exame. Exames radiográficos são exames complementares.

5.       E para quem precisa usar aparelhos? Com quanto tempo de antecedência aconselha as pessoas a procurarem um profissional para que no grande dia não estejam usando aparelhos?

Cada paciente tem um tipo de mal posicionamento dentário e oclusão. Generalizando, o tratamento ortodôntico bem sucedido e bem finalizado necessita geralmente de 2 anos para conclusão em paciente adulto.

6.       É possível uma pessoa tirar o aparelho apenas para o grande dia e depois coloca-lo de volta? Isso interfere de alguma forma no tratamento?

O tratamento fica estagnado. E lógico deverá ter contenção, para que o tratamento não perca a evolução atingida, até o momento da retirada do aparelho.

7.       E já que toda noiva quer estar perfeita no seu casamento, o que você aconselharia para chegar ao sorriso dos sonhos?

Planejamento junto a seu dentista. Hoje, a odontologia tem várias ferramentas que auxiliam o paciente. É possível observar o caso através de programas de computador, fazendo simulações de finalização e propostas de tratamento. O profissional pode aumentar bordas dentárias, fechar diastemas, ganhar volume, aumentar dimensão vertical, clarear, fazer cirurgias gengivais como enxertos de conjuntivo e sorriso gengival. Todos os procedimentos estéticos necessitam de planejamento, como mencionei anteriormente.

8.       É muito comum virmos pessoas com dentes com um branco além do natural. Por que isso acontece? Profissionais não deveriam orientar sobre isso? Ou todos os clareamentos têm o mesmo resultado?

Tenho certeza que os profissionais avisam seus pacientes quanto a cor de finalização do tratamento, mas a exigência estética atual faz com que os pacientes procurem este fim, como foi dito, além do natural. Tratamentos com facetas e lentes de contato são os mais procurados para tal finalidade de dentes extra brancos. O tratamento de clareamento dentário tem controle e é possível obter resultado bem agradável.

9.       Para ter dentes sempre lindos sempre ouvimos algumas regrinhas. Porém, para que não sejam esquecidas, nunca é demais lembra-las. Fale sobre isso.

Escovar dentes sempre após as refeições, e usar fio dental são condições indispensáveis, mas há necessidade de orientar quanto a alimentação também. Evitar pequenas refeições a todo tempo, evitar açúcar e respeitar os intervalos de 3/3 horas para cada refeição. Evitar alimentos ou bebidas que ocasionem erosão dentária como frutas cítricas em excesso, refrigerantes e bebidas alcoólicas.

10.   Para finalizar, o que seria, para você, um sorriso perfeito?

Sorriso perfeito é aquele em que a saúde periodontal e dentária estão em plena harmonia com a face.

 

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Comentários (2)

  1. Quem comentou Daniela Modesto:
    30/01/2015 | 11:03

    Minha querida amiga de infância, minha irmã e dentista de longa data,
    Tenho absoluta certeza e confiança na sua capacidade profissional, você continua sendo a minha dentista, em quem eu mais confio, mesmo morando fora há 5 anos. Agora estou aqui de novo e é hora de marcar minha consulta (e de meu marido, que sendo estrangeiro, também adotou você como sua dentista)

  2. Quem comentou Daniela Modesto:
    30/01/2015 | 11:04

    Minha querida amiga de infância, minha irmã e dentista de longa data,
    Tenho absoluta certeza e confiança na sua capacidade profissional, você continua sendo a minha dentista, em quem eu mais confio, mesmo morando fora há 5 anos. Agora estou aqui de novo e é hora de marcar minha consulta (e de meu marido, que sendo estrangeiro, também adotou você como sua dentista)

Deixe o seu Comentário

Seu email nunca será publicado Campos marcado com * devem ser preenchidos

*
*