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Antes H1Na alegria, na tristeza….e no trabalho

home officeAtualmente, com a evolução tecnológica e a possibilidade de se trabalhar remotamente de qualquer lugar, milhares de profissionais passaram a atuar de casa, no chamado Home Office. Com certa estrutura, um bom computador, linhas telefônicas, entre outras necessidades, é possível fazer o mesmo que se faria atuando de dentro das empresas. Mas se por um lado ganha-se em tempo, não precisando de deslocamentos e muitas vezes fazendo seu próprio horário, por outro é preciso bastante disciplina para não trabalhar mais que as horas contratadas e não se distrair com outros afazeres.

E por ser uma forma de trabalho bastante nova e cada vez mais comum, inúmeros jovens casais têm optado por esta forma de exercer suas funções, dividindo todos os dias suas rotinas de casa, trabalho e afazeres domésticos. Pode parecer bom para alguns, especialmente os recém casados cheios de romantismo no início da relação, mas alguns detalhes devem ser ajustados para o sonho não virar um problema.
Para começar, se tiverem mais que um quarto para ser escritório, tenham dois. Qualquer maneira de ‘fingir’ que estão em locais diferentes vai fazer o dia a dia de vocês melhor. Arrumem também os locais sem muitas coisas (aquele famoso quartinho da bagunça) – pesquisas mostram que ambientes adequados são melhores para se trabalhar. Mas se não tiver jeito e só tiverem um quarto para isso, procurem trabalhar em lados opostos, com mesas em locais diferentes. “Até quando alguém ligava e deixava recado para o outro, nós transmitíamos por skype ou email, para não precisarmos falar e não atrapalhar a concentração do outro”, conta a jornalista Alessandra Dias, que passou um período dividindo o escritório com o marido, também jornalista.
Como passarão o dia inteiro juntos, obviamente que em algum momento vão fazer algo de casal, como comer juntos ou falar sobre algo que seja comum a vocês. Mas, mesmo dentro deste contexto, procure ‘fugir’ desses encontros. Na hora do almoço, se tiver uma ajudante do lar, sentem-se juntos apenas na hora da refeição. No caso do café da tarde, procurem fazer em horários diferentes.
No mais, é cada um se adequar a rotina da profissão do outro, respeitando o que seu parceiro precisa para trabalhar. Voce gosta de ouvir som, mas seu marido prefere o silêncio? Use fones de ouvidos. Ele gosta de incenso e você não tolera o cheiro? Peça para ele acender em outro local para relaxar quando precisar. Com o tempo e, principalmente, respeito, vocês vão fazer do escritório o local que merecem e precisam.

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