Logo Liga das Noivas
Cantoneira Cantoneira Cantoneira Cantoneira
Siga-nos no Twitter da Liga das noivas Acesse o facebook da Liga das noivas
Boneca Liga das Noivas - Tendência

Antes H1Burocracia necessária

certidao 2Uma das poucas coisas chatas dos casamentos – se é que pode se chamar assim – é a parte da documentação necessária para a cerimônia. A noiva mudando de nome ou não, é preciso seguir alguns passos para o grande dia e para vocês, finalmente, serem declarados marido e mulher.
Se o casamento for apenas no civil, será preciso apresentar, de ambas as partes, identidade original, certidão de nascimento atualizada e duas testemunhas com RG original. Essas duas testemunhas serão necessárias em duas datas: quando derem entrada no processo de habilitação no cartório e no dia do casamento civil propriamente dito – essa regra é pra que as duas pessoas conhecidas do casal atestem que os noivos não têm impedimentos para se casar. Mas atenção: as testemunhas também são padrinhos e podem ou não ser as mesmas da entrada na habilitação.
Já no casamento no religioso, são pedidos mais documentos – alguns que certamente darão mais trabalho para conseguir, como a certidão de batismo. Normalmente, a igreja pede que os documentos sejam providenciados um mês antes. São eles: licença de paróquia (quando o casal você não vai se casar na igreja do seu bairro), cópias autenticadas do RG e CPF do casal, cópia de comprovante de residência, certificado do curso de noivos, batistério atualizado, carta do padre e cópia da identificação presbiterial (caso não seja o padre da própria paróquia), data do casamento civil, nome e número do cartório, declaração do cartório (apenas se o casamento civil for realizado na festa, após a igreja) e ficha de duas testemunhas que constam na ata da celebração e certidão de casamento (não pode ser pai, mãe e nem menores de 18 anos, e a ficha deve conter os seguintes dados: nome, profissão, idade, RG, estado civil, nacionalidade e endereço completo das testemunhas).
Ou seja, para evitar dores de cabeça nesse momento tão esperado e importante, providenciem os documentos com antecedência, pois é bastante comum algumas pessoas precisarem de segunda via quando não sabem ondem guardaram documentos tão antigos (como a certidão de batismo). E, assim, é só esperar pelo grande momento do “sim” e comemorar.

 

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Deixe o seu Comentário

Seu email nunca será publicado Campos marcado com * devem ser preenchidos

*
*