Logo Liga das Noivas
Cantoneira Cantoneira Cantoneira Cantoneira
Siga-nos no Twitter da Liga das noivas Acesse o facebook da Liga das noivas
Coluna
  • Liga pelo Mundo

    com Nara Vidal

Arquivos

Colunistas

Antes H1Esquisitices

Ainda ontem, deparei-me com uma vitrine bem grande de roupas de verão. Aqui, muito mais que no Brasil, a troca de estação faz sentido. As estações mudam diante dos nossos olhos, cada qual com seu charme intenso, suas inconveniências e seus encantos.

Mas aqui na Inglaterra, mais que praia, verão é tempo de casamento! Afinal, se casar-se em dia de chuva traz sorte, o inglês prefere amargurar a convivência diária a sacrificar o seu grande dia D!

Lembro-me do primeiro casamento para o qual fui convidada. No convite dizia: homens de casaca e mulheres de chapéus. Aquilo me fez rir. Imagina se no Brasil a gente liga pra isso. Queremos mais é um figurino digno de Oscar, com brilhos, paetês, comprimento generoso! Mas aqui a coisa é meio diferente. Vestidinhos leves e florais são os mais chics. Chapéus são o acessório que vai diferenciar e dar pompa ao dia. Nada de longo de tafetá ou cetim. O menos aqui é mais. Bem mais! Casamentos têm sido cada vez mais sobre celebração do amor e menos sobre luxo e aparência. Mas um casamento inglês não seria inglês se não seguisse formalidades. Várias delas!

Foto do site Terra

Foto do site Terra

– nunca, mas nunca mesmo leve um parente, amigo, pai ou mãe que não tenha sido oficialmente convidado para a cerimônia! Nada de onde cabem cem cabem cento e um. De maneira nenhuma. Esse comportamento é visto como grosseiro e mostra falta de consideração para com os noivos e os pais dos noivos. Afinal, o bufê foi contratado para servir cem pessoas. Nem mais nem menos

– RSVP não é só para enfeitar o convite. Exatamente pelo mesmo motivo acima, o bufê custou os olhos da cara e se você não puder comparecer ao casamento deve informar com antecedência! Nunca uma semana antes. Um dia antes é crime e você nunca mais vai ouvir falar dos noivos que vão, invariavelmente guardar rancor! Portanto, responda, por favor, se sim, se não, dentro do prazo e cumpra sua palavra. Simples!

– prepare-se para se socializar. Não gosta de ficar sem o marido, namoraado, melhor amigo? Esqueça isso em casamento inglês! As mesas da recepção trazem os nomes dos convidados, todos misturados. Uma mesa pode ter um ator famoso, uma velha caduca, um adolescente, um médico e um gari. Todos juntos, conversando e se conhecendo. Afinal, se for para falar sempre com as mesmas pessoas, melhor comprar uma pizza e nem sair de casa! Mas não se desespere. A conversa pode ficar ótima depois de uns dois copos de champagne! E relaxe: seu par nunca está tão distante. Estará numa outra mesa do salão, fazendo o mesmo que você: conhecendo outros nomes e vidas!

– discursos, discursos e mais um pouco de discursos! O noivo, a noiva, o melhor amigo do noivo, o pai da noiva e quem mais quiser vai ter um discurso preparado para apresentar no dia.  Contar historinhas de como eram quando criança, quanta arte fizeram. Mas atenção: discursos de melhor amigo que fala de ex casos na frente da noiva e da sua família podem até causar gargalhadas nos convidados, mas nunca ficam bem no final das contas! Já vi vários! Um constrangimento só!

E a questão do chapéu é exatamente uma tradução dessa formalidade inglesa em relação ao evento. Leva-se a cerimônia muito a sério e o chapéu não é só estilo: é respeito pela ocasião, tão especial para quem casa hoje, quanto será para você no seu dia D!

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Deixe o seu Comentário

Seu email nunca será publicado Campos marcado com * devem ser preenchidos

*
*