Logo Liga das Noivas
Cantoneira Cantoneira Cantoneira Cantoneira
Siga-nos no Twitter da Liga das noivas Acesse o facebook da Liga das noivas
Boneca Liga das Noivas - Casa

Antes H1Onde investir, afinal?

Quando a decisão de casar se torna concreta, uma das questões que mais ‘atormenta’ os casais é onde vão morar após o enlace. Casa ou apartamento? Bairro mais próximo ao trabalho de ambos ou algum lugar mais afastado e calmo? E, principalmente, alugar ou comprar?
Especialistas se dividem nessa questão. Alguns indicam que, se o casal tiver dinheiro para pagar integralmente, que compre. Mas caso tenham apenas o valor da entrada, que analise prós e contras sobre o valor das parcelas de financiamento. Afinal, será uma dívida que terão por muitos anos e contratempos podem acontecer nesse período.
Normalmente as pessoas pensam “ah, são valores altos, mas estarei investindo em algo meu”. Entretanto, o valor de um imóvel financiado pode subir absurdamente, atingindo, muitas vezes, mais que o dobro do valor real do bem.
Para começar, pense sobre o status profissional de vocês. O emprego é ‘garantido’? Têm alguma reserva guardada para o caso de perderem o emprego? São do tipo que guardam dinheiro ou gastam tudo o que conseguem?
Na hora de comprar um imóvel, disciplina é fundamental. Afinal, ao longo do tempo do financiamento, certamente vocês terão altos e baixos, financeiramente falando. Por isso é tão importante analisar o perfil de cada um, pois, provavelmente, vocês terão que fazer escolhas ao longo desse tempo, como adiar alguma viagem ou uma reforma. Tenham em mente, ainda, que emergências acontecem e que deverão estar preparados para pagar por isso, além, é claro, do financiamento.
Mas, se por um lado a compra é para algo ‘seu’, por outro o aluguel dá uma série de outros benefícios, como mudar de local caso o imóvel alugado não esteja mais atendendo as necessidades do casal (Um filho? Vizinhança com problemas? Local de trabalho que mudou? Renda do casal ficou menor? Aluguel subiu muito?). Para isso, basta rescindir o contrato e procurar o que quer. Enquanto isso, se o imóvel for próprio, terão que esperar o tempo de venda, pagar taxas e comissões para a imobiliária.
Mas o aluguel também tem seus inconvenientes. O dono do imóvel pode pedir o local de volta quando vocês já estiverem totalmente adaptados a rotina; reformas – a não ser as emergenciais – não poderão ser feitas de acordo com os gostos do casal (embora possam ser acordadas com o dono para ter um possível abatimento do aluguel); caso precisem mudar, os móveis devem caber no outro espaço alugado para que não tenham ainda mais despesas.
Essas são apenas algumas questões que devem ser abordadas na hora da escolha. Portanto, converse com a família e os amigos, visite imóveis e escolha q melhor opção para o que querem e, principalmente, o que podem pagar.

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Deixe o seu Comentário

Seu email nunca será publicado Campos marcado com * devem ser preenchidos

*
*