Logo Liga das Noivas
Cantoneira Cantoneira Cantoneira Cantoneira
Siga-nos no Twitter da Liga das noivas Acesse o facebook da Liga das noivas
Boneca Liga das Noivas - Viagem

Antes H1História e amor

paratyViajar na lua de mel é uma tradição. Seja para o exterior ou no Brasil, celebrar o casamento é essencial para recarregar as energias após tantos preparativos e emoções.

Por aqui, um dos locais que merece maior destaque e que tem ótimos programas para casais é Paraty. Cidade histórica e colonial, o local, que é considerado Patrimônio Histórico Nacional, preservando encantos naturais e arquitetônicos, reúne charme, sofisticação, leveza e natureza exuberante.

Para começar, nada é mais a cara de Paraty que os passeios de barco para conhecer as ilhas que estão por perto. Além da paisagem linda, cada parada é um convite para mergulhos em águas cristalinas, caminhadas por pequenas faixas de areia que mais parecem uma praia particular e, obviamente, declarações apaixonadas. Afinal, não é à toa que Paraty é um dos destinos preferidos de quem vai viajar na lua de mel e não quer ir para mundo longe.

Além dos passeios de barco, Paraty tem também inúmeras empresas que fazem tours de jeep (algumas agências, inclusive, fazem combos promocionais com os dois programas). O passeio, com destino ao Parque Nacional da Serra da Bocaina, percorre trilhas no meio da mata atlântica, passa por cachoeiras e visita alambiques, com direito a degustação de cachaças.

paraty doisE o que falar sobre as ruas de pedras? Históricas, ali estão também as melhores lojas, bares e restaurantes da região, e alguns hotéis cheios de charme. Com restaurantes para todos os gostos e bolsos, é um lugar democrático onde se pode comer desde um pastel na praça até degustar pratos sofisticados preparados por chefs da moda.

Para os que gostam de arte, artistas ficam espalhados pelas ruas vendendo bibelôs, enfeites, Cds e tudo que um turista pode gostar para levar para casa como lembrança. Há também cantores, especialmente de jazz, que fazem show muito bacanas, e outros artistas com apresentações de teatro, dança etc.

Conhecida também pelo Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty, que este ano acontecerá de 21 a 24 de agosto, o evento reúne produtores de cachaça e é uma festa. Paraty possui hoje sete engenhos que produzem aguardentes de forma artesanal e de excelente qualidade. Para se ter ideia do sucesso do produto, a cachaça é a bebida mais consumida no Brasil e o terceiro destilado mais consumido no mundo. E, como não poderia deixar de ser, parte importantíssima da cultura e economia da região.

paraty 3E o que falar da FLIP, a Festa Literária Internacional de Paraty, que todos os anos reúne autores mundialmente respeitados? A edição deste ano, a 12ª, que acontecerá entre 30 de julho e 3 de agosto, terá como homenageado Millôr Fernandes, dramaturgo, editor, tradutor, artista gráfico e uma das figuras mais marcantes da imprensa brasileira, que faleceu em 2012, aos 88 anos – essa será a primeira vez que a Flip vai homenagear um autor contemporâneo.

Mas embora sejam essas as festas mais conhecidas por turistas, Paraty possui uma série de outros eventos no decorrer do ano (veja http://www.paraty.com.br/calendario.asp). Entretanto, ainda que a agenda do casal não coincida com alguma dessas datas, a cidade proporciona, em dias festivos ou não, momentos inesquecíveis para quem se aventura em seus mares, suas ruas e se rende aos seus encantos.

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Deixe o seu Comentário

Seu email nunca será publicado Campos marcado com * devem ser preenchidos

*
*