Logo Liga das Noivas
Cantoneira Cantoneira Cantoneira Cantoneira
Siga-nos no Twitter da Liga das noivas Acesse o facebook da Liga das noivas
Boneca Liga das Noivas - Casa

Antes H1Quebradeira necessária

Desde sempre, homens e mulheres que se casam querem um espaço apenas para eles, algo que se transforme no famoso ‘ninho de amor’ que escutamos tanto as pessoas dizerem. Mas sabemos que, muitas vezes, isso não é tão fácil. Seja pelos valores dos imóveis ou simplesmente por não achar nada que tenha a ‘cara’ do casal, muito optam pelo aluguel. Mas entre os que conseguem comprar o seu tão sonhado espaço, uma característica é quase 100% observada: a maioria quer fazer mudanças e adequações no lugar, que vão desde uma simples troca de piso até uma repaginação completa.

Os pedidos, normalmente, obedecem a regra do estilo mais jovem e descolado, porém neutro. Entretanto, assim como qualquer pessoa, gostam de imprimir seu estilo na decoração, com detalhes que pontuem lembranças da família e amigos, ou algo especial para o casal.

A designer de interiores carioca Ana Paula Sarmento conta que, geralmente, um dos pedidos dos novos casais para a sua primeira casa é que seja um projeto versátil, onde um cômodo tenha mais de uma utilidade e que possa ser modificado facilmente no futuro. Já a designer de interiores Carolina Brito, também do Rio de Janeiro, fala que eles querem realizar sonhos que sempre tiveram e não podiam concretizar por estarem sujeitos as regras da casa dos pais. Além disso, pedem projetos com o objetivo de receber amigos e um local para uma grande televisão.

Outro pedido muito comum é por projetos que possam ser modificados com o tempo, sem que muita coisa seja ‘trocada’. “Em um trabalho que fizemos recentemente, uma das solicitações foi que o terceiro quarto fosse pensado para usar agora como quarto de hóspedes, mas que, no futuro, ele pudesse ser facilmente transformado no quarto do bebê, mudando somente a cama por berço, colocando uma banheira e trocador na atual escrivaninha e mudando a decoração com os adornos”, explica Ana Paula.

Se o imóvel for daqueles mais antigos, uma boa dica é não mexer muito no projeto original, sem querer transformá-lo em um desses espaços mais modernos. Aproveitar a estrutura já existente é mais rápido e menos custoso. E, cá entre nós, também fica um charme, com o pé direito bastante alto, sancas e cômodos maiores, como normalmente são os imóveis do tempo das nossas avós.

Mas, se ainda assim, a reforma geral não puder ser evitada, é necessário ficar muito atento a planta do local. “Nos casos onde tenham que ser modificadas a estrutura ou existir mudança e reposicionamentos de banheiros e esgotos, sugiro que contrate um bom engenheiro civil para que não tenham surpresas desagradáveis e não saibam como resolver, o que é normal acontecer em casos de grandes mudanças”, lembra Ana Paula. “Além disso, é bom reparar onde tem vigas e colunas, pois às vezes a pessoa quer derrubar uma parede e esquece que ali podem existir vigas e colunas, o que tornaria provavelmente inviável a derrubada”, complementa. Carolina Brito lembra, também, que as partes hidráulica e elétrica devem ser sempre analisadas.

Um ponto que deve ser sempre muito lembrado é que toda obra é muito desgastante. Por isso, o ideal é que seja realizada antes do casamento e lua de mel, para que o casal chegue com tudo arrumado. É aconselhável iniciar a reforma de seis meses a um ano antes de entrar no imóvel. Afinal, com tantas coisas para resolver e se adequar na nova vida, uma obra certamente será mais um estresse.

Uma vez resolvida a questão da reforma e do quebra-quebra, a parte de decoração é a mais gostosa da concretização do novo espaço. “O maior conselho que dou é não ter pressa na compra de objetos decorativos, quadros e almofadas. Acho que uma casa é a cara do casal quando tais objetos foram comprados em momentos especiais. É muito bom ter espaço para colocar algo que o casal se apaixone ou ganhe de presente”, explica Carolina. “É uma delícia se apaixonar por um quadro em uma viagem e ter uma parede para pendurá-lo. Pode ter certeza que ele sempre trará lembranças boas”, finaliza.

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Deixe o seu Comentário

Seu email nunca será publicado Campos marcado com * devem ser preenchidos

*
*