Logo Liga das Noivas
Cantoneira Cantoneira Cantoneira Cantoneira
Siga-nos no Twitter da Liga das noivas Acesse o facebook da Liga das noivas
Boneca Liga das Noivas - Casa

Antes H1Tudo em seu devido lugar

Organização. Essa é a palavra de ordem quando vamos começar a arrumar a nossa casa. Manter espaços com tudo no lugar não é das tarefas mais difíceis, mas, muitas vezes, essa arrumação inicial é a que dá um pouco mais de trabalho.

Sabemos, desde que nossas mães começaram a nos ensinar a guardar os brinquedinhos quando éramos crianças, que o ideal é agrupar os itens por tipo, ou seja, toalhas com toalhas, roupas de cama com roupas de cama, calças com calças e por aí vai.

Roupas dobradas em prateleiras

Portanto, para começar, é muito importante que se estabeleça onde vão ficar as peças. Roupas, peças íntimas e itens de uso pessoal ficam, normalmente, no armário do quarto do casal (alguns casais optam por ter um espaço apenas para vestir, como um segundo quarto). Primeiramente, estabeleça qual será o lado de cada um, para que não aconteçam ‘brigas’ como “sua roupa ocupa mais espaço que a minha” etc. Resolvido isso, separe as roupas por itens: saias, calças, vestidos, blusas sociais e casacos devem ficar pendurados. As demais podem ser dobradas e guardadas em grupos, em gavetas ou prateleiras. No quesito roupa íntima, separe as calcinhas, sutiãs, cuecas e meias por sacos. Fica mais fácil de achar o que precisa com tudo separadinho. E os sapatos? Bem, alguns preferem guardar em saquinhos ou caixas dentro do próprio guarda-roupa, outros preferem destinar um espaço no ‘quartinho da bagunça’ para este fim.

No banheiro, deixe apenas os itens que serão diariamente usados, como sabonetes, shampoos, cremes etc. Perfumes e bijouterias não devem ficar nesses locais, pois a umidade os estraga, oxidando metais e alterando a composição das fragrâncias.

Faqueiros devem ficar em armários próximos a mesa de jantar

Já as roupas de cama, mesa e banho, o ideal é que sejam separadas de acordo com cada ‘conjunto’, para que as peças não se misturem. Hoje em dia, quando compramos esses produtos, eles já chegam embalados em pacotes que podem ser guardados. Ou seja, reutilize-os. Ao tirar uma roupa da cama de uso, já deixe separado onde ela será guardada após a lavagem. Isso vai facilitar muito a sua vida na hora de guardar – fora que acabam ocupando menos espaço nos armários. Quanto ao local onde serão guardadas, se o seu guarda-roupa for suficientemente grande, podem ficar por lá. Caso contrário, veja um local sem umidade para guardá-las. Essas dicas são válidas, também, para as toalhas. Em relação às toalhas de mesa, guarde-as perto de onde for utilizá-las. Normalmente, as pessoas deixam em móveis próximos a mesa de jantar, onde também são guardados faqueiros e louças.

Eletrodomésticos de uso diário sempre por perto

Na cozinha, guarde nas partes intermediárias, aquelas que ficam na nossa altura, os aparelhos que são mais usados, como batedeiras, liquidificadores e processadores. Máquinas de café, por normalmente serem usadas diariamente, devem ficar em bancadas longe da água e fogão. Acomode os pratos, talheres e copos de forma que sejam fáceis de serem pegos (mas coloque ‘em uso’ apenas a quantidade de peças que serão diariamente usadas). Quanto às panelas, separe uma de cada tamanho e coloque na parte de baixo do armário. Para os paninhos de prato, uma gaveta longe da pia, sem nenhuma umidade, é o ideal.

Despensa organizada

E a despensa? Essa é uma das maiores dúvidas para quem está montando a casa. Organize por tipo: grãos, farináceos, óleos, leite, biscoitos, latas, molhos, macarrões, bebidas etc. Mas lembre-se que o local deve ser sempre sem nenhuma umidade e longe da oscilação de temperatura, pois pode danificar e até estragar os alimentos. Na geladeira, legumes e verduras devem ficar na parte de baixo, pois é menos frio. Bebidas devem ficar na porta, assim como os molhos. Os outros produtos devem ficar de forma organizada para que você ache quando precisar.

Manter a casa organizada em todos os detalhes é o primeiro passo para evitar estresses desnecessários. Afinal, nada mais chato que querer usar um determinado produto ou peça de roupa e não achar, não é mesmo? Portanto, boa sorte e mãos a obra!

 

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Deixe o seu Comentário

Seu email nunca será publicado Campos marcado com * devem ser preenchidos

*
*