Logo Liga das Noivas
Cantoneira Cantoneira Cantoneira Cantoneira
Siga-nos no Twitter da Liga das noivas Acesse o facebook da Liga das noivas
Boneca Liga das Noivas - Casa

Antes H1Organizando a mudança

Mudar de casa é sempre uma delícia. A expectativa de construir tudo do zero, com cada detalhe escolhido a dedo é extremamente satisfatório, especialmente para as mulheres, que normalmente estão a frente de todo o processo.

Mas as mudanças, assim como tudo na vida, têm o lado mais difícil. E, neste caso, é a hora de embalar o que será levado de um lugar para o outro.

Conversamos com Luciana Teixeira, personal organizer da Atitude Caprichosa, empresa de organização e bem-estar, e ela deu excelentes dicas para tornar esse trabalho menos ‘traumático’.

Para começar, quando a data da mudança estiver chegando, é importante montar um cronograma e cumprir todas as tarefas nos prazos planejados, evitando correrias de última hora e dando tempo para enfrentar os imprevistos que sempre acontecem em situações deste tipo. Além disso, após resolver a data da mudança, chame – o ideal é 30 dias antes – empresas de mudança para planejar a embalagem e o transporte dos itens p pelo menos os maiores. “O ideal é que você tenha três orçamentos para comparar. Preste atenção na estrutura e no histórico dessas empresas, para não cair em ciladas”, explica Luciana.

Após agendada a data, a pessoa deve seguir alguns passos:

- Descarte: Aproveite para se desfazer de todos os excessos, coisas que estão sem uso ou quebradas, e coisas que tiveram sentido em outras épocas, mas não têm mais. Tudo isso deve ser avaliado sem pressa e com muito critério. As coisas a serem descartadas podem ter endereço certo, como uma amiga ou uma pessoa para quem terão utilidade, ou mesmo uma doação caridosa – e, neste caso, você pode contar com o Exército da Salvação, por exemplo, que vai recolher essas coisas na sua casa e destinar a quem necessita. “Faz bem para a vida prática e para a alma”, comenta Luciana.

- Agrupamento de itens afins: Quando resolver o que vai para o novo endereço, agrupe os itens por tipo. Por exemplo, roupas de cama juntas; porta-retratos, livros da casa, quadros etc. Isso tornará mais fácil a tarefa de distribuir as coisas nos espaços novos. “Roupas de cama, por exemplo, recomendo que sejam colocadas em embalagens protetoras pela própria pessoa, ainda que venham a ser transportadas por empresa especializada”, fala a especialista.

- Caixas especiais: Alguns itens merecem maior atenção. Eles devem ser separados, acondicionados e, preferencialmente, transportados por você, como itens de higiene pessoal, roupas, documentos, carregadores e pequenos eletrônicos.

- Geladeira e latas de lixo: no dia da mudança devem estar vazias e limpas. “Parece uma providência óbvia, mas muita gente esquece e o resultado é terrível”, exemplifica Luciana.

- Parafusos e pequenas partes: No curso da mudança, é ideal que os parafusos e pequenas partes de móveis que foram desmontados estejam bem guardados e identificados. Se a empresa de mudança não abrir caixa especial para essas partes e que possam ser logo localizadas, faça você mesma. Isso torna muito mais fácil o processo de remontagem. E perder uma dessas peças, ou demorar a encontrá-la, causa imenso estresse.

“No mais, tente manter a calma e pense que tudo logo vai passar, e a vida logo entrará de novo nos eixos”, finaliza Luciana.

Para saber mais sobre o trabalho da Atitude Caprichosa, ligue para (21) 8865-2606 ou visite www.atitudecaprichosa.com.br; o blog Palavra de Caprichosas!www.atitudecaprichosa.blogspot.com e o Facebook AtitudeCaprichosa

 

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Comentários (One)

  1. Quem comentou Ione Dario:
    18/08/2013 | 16:53

    V

Deixe o seu Comentário

Seu email nunca será publicado Campos marcado com * devem ser preenchidos

*
*