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Antes H1DORMIR BEM É QUALIDADE DE VIDA E BEM ESTAR

Existe coisa pior do que uma noite mal dormida? Não, né? Dormir mal tira o humor de qualquer pessoa. Ter uma boa noite de sono e acordar relaxado no dia seguinte é o que todo mundo quer, e precisa para uma boa qualidade de vida.

Quando se trata de noiva, dormir bem é quase uma obrigação para conquistar uma pele boa e disposição para a rotina dos preparativos.

Mas infelizmente, poucos brasileiros tem esse privilégio, segundo dados do Instituto do Sono, 63% da população adulta do Brasil têm alguma queixa relacionada ao sono.

Diversas preocupações que enfrentamos em nosso dia-a-dia podem ser muito melhor resolvidas se tomarmos consciência da necessidade de uma boa noite de sono. Quantas vezes nos deparamos com uma situação difícil que nos exige reflexão e esta preocupação não nos deixa dormir? No dia seguinte, exaustos e estressados, temos ainda menos condição de resolver a questão. Por outro lado, quando algo nos incomoda e nos entregamos a uma boa noite de sono muitas vezes acordamos com a mente mais clara e boas sugestões “surgem” ao despertar.

Enquanto dormimos muitos aspectos de nosso metabolismo descansam, ao passo que outros, ligados à limpeza e à recuperação, entram em plena atividade. Dormir – à noite e no escuro – é muito importante para a manutenção de uma vida saudável.

Apesar de existirem medicamentos que ajudam a dormir, a automedicação deve ser evitada. O ideal é adotar algumas medidas para ter um sono mais saudável, o que é possível com simples mudanças no estilo de vida. Algumas dicas para uma boa noite de sono são simples mas importantes, como:

Mantenha um ritmo de sono: vá para a cama na mesma hora todas as noites e tente manter essa rotina nos fins de semana;

Evite fazer anotações, ler ou assistir a TV na cama;

Tome um banho morno, tente relaxar e evite pensamentos desagradáveis. Quando o corpo está pronto para dormir, geralmente a temperatura dele cai. Um banho pode estimular a bioquímica do sono;

Exercite-se mais cedo, sempre antes e nunca depois do jantar, ou pelo menos 3 horas antes de dormir;

Escureça tudo! Geralmente, as pessoas dormem melhor em ambientes escuros;

É difícil dormir sentindo fome, coma algo leve antes de deitar-se: uma maçã ou barrinha de cereal é uma boa opção;

Caso você tenha insônia ou dificuldade para dormir, evite dormir durante o dia ou, se estiver muito cansado, procure dormir menos de 1 hora;

Aprenda a dominar o estresse, faça um planejamento para diminuir o ritmo do dia-a-dia, especialmente da segunda parte do dia.

Pelo menos quatro horas antes de ir dormir, evite ingerir álcool e bebidas e alimentos com cafeína, como café, chás e chocolates. A cafeína tem efeito estimulante e acaba atrapalhando o sono. Já as bebidas alcoólicas irritam o estômago, o que pode causar desconforto gástrico durante a noite, sem contar que aumentam a diurese, provocando despertares durante a noite para urinar.

Durante a noite, geralmente na fase mais profunda do sono, a temperatura do corpo diminui, por isso o clima dentro do ambiente deve estar agradável. Temperaturas acima de 26 e abaixo de 18 graus Celsius não são confortáveis para o corpo, e o frio ou calor excessivos acabam fazendo com que se acorde no meio da madrugada.

Se não conseguir pegar no sono em 30 minutos, não fique deitado na cama, pois isso acaba estressando ainda mais. Levante-se e procure realizar uma atividade relaxante, como ouvir música suave ou ler, para ajudar a dormir.

Se após estas tentativas você ainda tiver dificuldade para dormir, procure um profissional que possa orientar alguma terapia não invasiva, como a terapia floral, a hidroterapia, a massoterapia, a auriculoterapia, a arte integrativa, a automassagem, a reflexologia entre outras. A natureza oferece muitos elementos que podem melhorar seu sono e, em consequência, sua qualidade de vida.

 

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