Logo Liga das Noivas
Cantoneira Cantoneira Cantoneira Cantoneira
Siga-nos no Twitter da Liga das noivas Acesse o facebook da Liga das noivas
Boneca Liga das Noivas - Noiva da Liga

Antes H1TRAJE DO NOIVO

O noivo é a figura masculina principal de um casamento e a escolha da roupa para esse grande dia também precisa de alguns cuidados. O estilo da festa, horário, o local, tipo físico e, principalmente, precisa estar em harmonia com o vestido da noiva. Nada de exageros, tanto de cores ou de formalidade, para não se diferenciar muito dos convidados do sexo masculino. O noivo mais elegante é o que deixa a sua noiva brilhar!

Atualmente há muitas opções diferenciadas no mercado, mas recomenda-se cautela na hora de escolher o traje, seja para alugar ou comprar. Algumas roupas tradicionais, assim como o fraque, a casaca ou o dolman nunca saem de moda, mas há grande risco quando se tenta inovar, especialmente nas opções intermediárias entre as clássicas e a moda atual.

Cores mais fortes só são admitidas para os coletes e as gravatas. Mas vale ressaltar que elegância de noivo é sinônimo de sobriedade. O importante é que o traje seja bem cortado em tecidos nobres, dando ao noivo uma aparência elegante. As  tendências atuais são os fraquetes, as túnicas e os casacos curtos, sem ou com detalhes de fino acabamento em cetim vison na cor do tecido. Até mesmo os forros das roupas devem ser caprichados.

O aluguel é uma opção econômica e as principais lojas do mercado possuem trajes de boa qualidade e com pouco uso, que não conferem uma aparência de roupa alugada. Recomenda-se procurar lojas que são dedicadas aos trajes masculinos e que tenham alfaiataria. Para os mais exigentes a sugestão é que façam um primeiro aluguel sob medida, sem abrir mão da economia.

Mas, seja qual for o traje escolhido, um caimento perfeito é a alma de tudo. E você noivinha não deixe ele decidir sozinho. Com raras exceções, sabemos como é para um homem escolher o que vestir!

Fraque – Calça em tecido risca-de-giz, paletó cinza grafite com cauda longa e deve ser usado abotoado. O colete do fraque é cinza e usa-se camisa branca, nunca com botões no colarinho e sempre fechamento no punho com abotoadura. Pode ser usado com gravata plastron ou com normal prateada. É um traje para casamentos formais, não combinam com festas informais. Noivos com menos de 1,72m devem evitar o fraque porque o comprimento do paletó com cauda pode dar a impressão de achatá-lo.

Fraquete – É a versão escura do fraque: calça, paletó com cauda longa e colete, tudo em preto. A camisa deve ser branca, social ou rigor. Pode ser usado com gravata prata ou mesmo preta. É o traje mais alugado atualmente. Assim como o fraque, noivos com menos de 1,72m devem evitar o modelo porque o comprimento do paletó com cauda pode dar a impressão de achatá-lo.

Meio-fraque – Igual ao fraque, porém com o paletó sem a cauda. Deve ser evitado, não é considerado tão elegante. Se você quer algo mais informal do que o fraque, vá para o terno. É o modelo perfeito para padrinhos e pais de noivos, e não para o noivo.

Casaca – Paletó preto curto na frente e com cauda longa, bipartido atrás. Calça no mesmo tecido e cor e camisa branca com colarinho alto. Esse modelo precisa ter cuidado para o noivo não ficar parecido com um maestro. A casaca é um traje usado em casamentos da nobreza, sempre à noite, ou em jantares com chefes de Estado. Caiu em desuso e não faz sentido ser usado em casamentos por aqui.

Smoking – Paletó preto com lapela acetinada e calça preta com faixa acetinada. A gravata tradicionalmente é a borboleta, mas ultimamente alguns homens mais modernos também têm usado com gravata normal modelo slim, preta. É considerado uma roupa para casamentos muito glamorosos, em que é pedido traje black-tie (quando a festa é black tie, o traje deve ser especificado no convite e significa resumidamente smoking para os homens e vestidos longos para as mulheres).

Terno – Sempre que se fala em terno, refere-se à calça, paletó e colete. Quando é apenas calça e paletó, o nome correto é costume. Tradicionalmente a maioria dos noivos optam por gravata preta, mas a gravata branca também é uma boa opção. Considerado uma opção mais atual, a dica é fazer sob medida e ter um belo terno que poderá ser usado muitas vezes em outras ocasiões. Deve ser usado com coleto (costume), senão o noivo ficará igual à todos convidados. O colete mais a flor na lapela (ou lenço) é o que irá diferenciar o noivo dos demais convidados. Ternos também são as melhores opções para casamentos pela manhã (tons de cinza claro ou grafite) e casamentos à tarde (cinza grafite ou marinho).

Terno Nupcial – Igual ao terno, porém hoje existem no mercado opções criadas exclusivas para os noivos que querem se destacar e que não querem colocar um terno igual usam todos os dias no trabalho. Podem ser em tecidos mais brilhosos, por exemplo. Normalmente usados também com a gravata diferenciada, a plastron, ou italiana. O problema aqui é que será difícil usar novamente, mas são opções de ternos diferenciados para estar elegante, atual, e sem cara de escritório.

Reparem que não foi citada a opção de terno branco para os noivos. Primeiro porque o branco é tido como exclusividade da noiva, segundo, porque como dito até mesmo pela consultora de moda Glória Kalil, esse escolha é classificada como “feia de doer”. Ela diz que os noivos parecem estar em uma cerimônia de primeira comunhão e não assumindo uma vida adulta.

Mas para aqueles que preferem casar no campo ou na praia, trajes mais claros são a opção mais indicada por combinar com o perfil do local.

 

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Deixe o seu Comentário

Seu email nunca será publicado Campos marcado com * devem ser preenchidos

*
*