Logo Liga das Noivas
Cantoneira Cantoneira Cantoneira Cantoneira
Siga-nos no Twitter da Liga das noivas Acesse o facebook da Liga das noivas
Boneca Liga das Noivas - Nutrição & Saúde

Antes H1Delícias de Espinafre

Recomendado por dez entre dez nutricionistas pelas diversas substâncias nutritivas que possui, o espinafre é uma hortaliça rica em sais minerais e vitaminas, e é essencial para a formação dos ossos, dentes e construção muscular.

A hortaliça que possui ferro, cálcio e fósforo e alta concentração de vitaminas dos complexos A e B, também colabora para conservação da pele, proteção do aparelho digestivo e, principalmente, a manutenção do sistema nervoso, tornando-se essencial para o desenvolvimento dos nervos e do cérebro. Portanto, noivinha, é ideal para seu cardápio pré-casamento e uma boa dica para incluir na lista de alimentos saborosos e multiuso do livro de receitas do casal.

Uma pesquisa realizada no ano passado por nutricionistas da Universidade da Califórnia, revelou ainda que o espinafre faz parte de um grupo de alimentos antioxidantes responsáveis pelo melhoramento das atividades mentais do ser humano. Segundo o estudo, o cérebro consome muita energia para funcionar e isso resulta na sobra de resíduos químicos oxidantes. Alimentos como espinafre trabalham para eliminar as substâncias em excesso, funcionando como “desenferrujadores” do cérebro.

Para o combate à aterosclerose e à doença cardíaca diabética, poucos alimentos se comparam com o espinafre em número de nutrientes úteis. O espinafre é uma excelente fonte de vitamina C e vitamina A, esta última nomeadamente devido à sua concentração de betacaroteno. Esses dois nutrientes são importantes antioxidantes que trabalham para reduzir a quantidade de radicais livres no organismo, sendo que a vitamina C atua como antioxidante solúvel em água, e o beta-caroteno como uma gordura solúvel. Este antioxidante lipossolúvel ajuda a prevenir que o colesterol oxide. O colesterol oxidado é capaz de se fixar e alastrar nas paredes dos vasos sanguíneos, causando o bloqueio das artérias, originando ataques cardíacos ou derrames.

Consumo

Para aproveitar e potencializar os nutrientes presentes na hortaliça é necessário consumir o alimento nas principais refeições do dia. Uma porção média de espinafre cozido pesa 90g e o ideal é que um adulto consuma cinco porções semanais. Para facilitar esta ingestão, o espinafre pode ser utilizado nas mais variadas receitas, como tortas, suflês, refogados e saladas cruas. O ideal, de acordo com os especialistas, é que seja diminuído ao máximo o período de cozimento, para que os nutrientes sejam conservados. A hortaliça pode ser utilizada nas mais variadas receitas, leves e saborosas, como as sugeridas abaixo.

Confira duas receitas saborosas:

Salada italiana

Ingredientes:

2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado;
200g de espinafre (mais ou menos ½ maço);
Azeite e cebolinha verde;
Endro (aneto ou dill);
Pimenta-do-reino;
1 alface;
Suco de limão;
Sal a gosto.

Preparo:

Lave e corte a alface e o espinafre cru. Tempere com suco de limão, pimenta-do- reino, sal e azeite à vontade. Misture a salada com um pouco de cebolinha verde picada e endro. Para finalizar, acrescente o queijo parmesão ralado.

Panquecas de Espinafre

Ingredientes:

1 colher (sopa) de farinha de trigo;
1 maço de espinafre limpo;
1 colher (chá) de sal;
2 ovos batidos.

 

Preparo:

Cozinhe o espinafre e, em seguida, o fatie em pequenos pedaços. Acrescente a farinha de trigo, o sal e os ovos batidos e misture até a massa ganhar liga. Frite em frigideira bem untada, usando ¼ de xícara (chá) de massa para cada panqueca, virando para que doure dos dois lados.

 

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Deixe o seu Comentário

Seu email nunca será publicado Campos marcado com * devem ser preenchidos

*
*