Logo Liga das Noivas
Cantoneira Cantoneira Cantoneira Cantoneira
Siga-nos no Twitter da Liga das noivas Acesse o facebook da Liga das noivas
Boneca Liga das Noivas - Tendência

Antes H1CASAMENTO ECOLÓGICO

Preservação dos recursos naturais do planeta chega às cerimônias de casamento

Ecologia, sustentabilidade e preservação ambiental estão em evidência e os casamentos verdes ou ecológicos, socialmente responsáveis, começam a se tornar bastante populares entre alguns noivos. Se você pensa num casamento assim, esqueça o brilho e o luxo. A chave para um casamento ecológico e com estilo, mas consciente, é simplesmente simplificar.

Um casamento verde implica em ter elementos que não sejam nocivos ao meio ambiente e que respeitem as regras do socialmente responsável. Os detalhes e os materiais usados devem economizar recursos naturais do planeta. Para se ter uma ideia de como esse tipo de casamento está crescendo, uma pesquisa divulgada em um site americano de casamentos, revelou que 33% dos futuros casais nos Estados Unidos planejam uma festa com menos impactos ao meio ambiente – desde os convites à escolha do bouquet. Quer dicas de como realizar um casamento verde? Confira na matéria!

Local do casamento

Esse é o primeiro elemento para a realização de um casamento ecológico. Você pode realizar a cerimônia num jardim, numa praia, sítio, fazenda, quinta ou até mesmo num museu, uma associação cultural ou uma galeria de arte.

Se for possível, celebre num local com luz natural, reduzindo o consumo de eletricidade. Se optar por utilizar iluminação, escolham velas, que além de criarem um ambiente mais acolhedor e romântico, são uma energia mais limpa. As  velas à base de soja são uma ótima opção, além de serem mais ecológicas e durarem muito mais tempo que as velas de cera comuns.

Pense também na deslocação dos convidados, evitando os gastos e poluição que implica um casamento distante da residência da maioria deles. Chegar ao local da cerimônia num carro híbrido ou de bicicleta, será uma opção bastante expressiva de um casamento verde, e com certeza vai impressionar seus convidados.

Os convites

Os convites podem ser de papel reciclável ou de materiais alternativos que não sejam prejudiciais ao meio ambiente, como o bambu. Existem papéis reciclados lindos, que farão toda a diferença. Se você se casar num sítio ou fazenda é necessário colocar bastante informação adicional, como mapas. Uma opção viável será optar por um site de casamento na internet, onde providenciam toda a informação extra aos convidados, sem terem de gastar papel. Nesse caso, enviar os convites por e-mail não será deselegante.

Os presentes

Pense muito bem antes de fazer a lista e só peça aquilo que você está certa que vai usar. Se você e seu noivo já têm tudo, sugira aos convidados que doem uma quantia em dinheiro e envie parte dele para instituições de caridade. Lembre-se: reduzir o consumo pode ter mais impacto do que simplesmente comprar objetos reciclados ou recicláveis.

Lembranças de casamento

O ideal é oferecer flores e plantas, como os jacintos ou tulipas, sementes de flores, ou de ervas aromáticas. Você pode também presentear com saquinhos de chá orgânico, acompanhados de alguns biscoitos de canela feitos artesanalmente, personalizando os invólucros de papel reciclado, com o nome dos noivos. Outra opção bacana é oferecer pequenos frascos de compota ou mel biológico. Pode ser também chocolates biológicos, velas de soja ou eco bags.

A decoração

A decoração convém ser natural. Opte por flores orgânicas para decorar a cerimônia e a recepção. O ramo da noiva, a flor da lapela do noivo, deve ser tudo orgânico. As velas orgânicas também é uma boa escolha para complementar a decoração do casamento. Os cartões ou placar de localização dos convidados podem ser feitos com flores, pedras da praia, ou em elementos naturais, evitando assim usar papel.

As roupas

Use fibras naturais como algodão orgânico ou seda. Certifique-se que o tecido não possui na sua composição materiais sintéticos ou tingimentos químicos. Muitas noivas optam por usar vestidos vintage ou mesmo vestidos usado pela sua mãe, que tem um valor sentimental. Se optar por um vestido novo, o objetivo será escolher um em tecidos naturais como a seda ou o algodão orgânico. Se não pretende guardar o seu vestido de noiva, doe a alguma instituição depois do casamento.

O buffet

O máximo orgânico que você conseguir. Não ofereça aos convidados alimentos com pesticidas. Se o casamento verde é uma máxima, então use produtos de cooperativas locais, biológicos, como fruta, carnes, legumes, vinho, tudo biológico.

Os produtos vindos de pequenas comunidades são mais frescos e ajudam a aumentar a renda das famílias produtoras. Pergunte ao seu fornecedor quais são as frutas e legumes da estação. No final de tudo, você pode doar a sobra de comida para uma instituição de caridade e solidariedade social.

Bouquets

Optem por bouquets feitos de flores orgânicas ou por um belo leque sevilhano, flores de seda ou em algodão orgânico.

Bolo de casamento

O bolo de casamento precisa ser bonito e gostoso Para a casamento ecológico use ingredientes orgânicos e decore com flores e frutos orgânicos.

 

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Comentários (4)

  1. Quem comentou Baliqblibudyq:
    22/10/2014 | 17:17

    I and my pals came taking note of the exelclent pointers from your web page and at once came up with an awful suspicion I had not expressed respect to the site owner for those strategies. These boys are actually consequently thrilled to study all of them and have now really been making the most of these things. Thanks for turning out to be really kind and for finding this kind of incredibly good themes most people are really needing to understand about. My sincere apologies for not saying thanks to you sooner.

  2. Quem comentou Jose:
    26/10/2014 | 2:01

    I definitely wanetd to compose a brief comment to be able to say thanks to you for those precious facts you are giving on this site. My long internet investigation has at the end of the day been rewarded with professional strategies to share with my guests. I d believe that we site visitors are unequivocally endowed to dwell in a fabulous network with so many awesome people with helpful hints. I feel very much privileged to have encountered the website and look forward to plenty of more fun moments reading here. Thanks a lot once again for a lot of things.

  3. Quem comentou Martin:
    26/10/2014 | 6:29

    I do believe that a fosrcloeed can have a major effect on the debtor’s life. Real estate foreclosures can have a 8 to several years negative relation to a applicant’s credit report. Any borrower who have applied for a home loan or virtually any loans even, knows that the worse credit rating will be, the more tricky it is to get a decent mortgage loan. In addition, it could affect a borrower’s capability to find a quality place to lease or hire, if that results in being the alternative real estate solution. Interesting blog post.

  4. Quem comentou Kaedn:
    10/02/2015 | 12:13

    latter car insurance free quotes security system

Deixe o seu Comentário

Seu email nunca será publicado Campos marcado com * devem ser preenchidos

*
*