Logo Liga das Noivas
Cantoneira Cantoneira Cantoneira Cantoneira
Costa do Sol Boutique Hotel - cenário do Encontro Liga das Noivas
Siga-nos no Twitter da Liga das noivas Acesse o facebook da Liga das noivas
Coluna
  • Liga Responde

    com Lourdes Correia

Lourdes Correia é Assessora e Produtora de Eventos, especializada em Casamentos. Apaixonada pelo mundo de sonhos que um casamento pode proporcionar se lançou no mercado para ajudar as noivinhas a encontrarem o caminho para suas realizações.

Arquivos

Colunistas

Antes H1Cortejo sem o pai da noiva

Dúvidas sobre o cortejo são as mais comuns e as que mais preocupam a cabeça dos noivos.

Sempre quando eu faço o ensaio da entrada dos padrinhos na cerimônia, na semana anterior ao casamento, tento sanar todas essas questões, que são muitas e variadas.

Vamos à pergunta da noivinha Jozane Fonseca:

Meu pai faleceu ano passado e pretendo entrar sozinha na igreja. Com quem a minha mãe deverá ficar no altar?

Jozane, muitas noivas que têm o pai falecido, optam por entrar com o avô, um irmão, o padrinho de batismo, um tio próximo, uma pessoa que a noiva considere muito, ou até mesmo com a mãe. Algumas noivas estão fazendo essa homenagem a suas mães, para não entrarem sem ninguém.

Já que você fez essa opção, você irá sozinha ao encontro de seu noivo que entrou com a mãe dele e sua mãe entrará com seu sogro.

Quando você entrar na igreja, seu sogro atravessará o altar para se posicionar ao lado da esposa, sua sogra. Sua mãe poderá permanecer sozinha no altar o restante da cerimônia ou acompanhada de um filho, se você tiver um irmão, ou por um parente próximo, que subirá ao altar, discretamente, pela lateral quando o pai do noivo for para o outro lado.

Espero ter ajudado a esclarecer sua dúvida e organizado o cortejo.

Beijo carinhoso,

Lourdes Correia


Compartilhe:

Deixe seu comentário

Comentários (21)

  1. Quem comentou Tayná:
    22/06/2011 | 18:00

    Lourdes, ah se esse site já existisse na época em que casei, né? Ia encher a sua caixa de perguntas!! rsrsrs

    Fiquei feliz em ver que você usou a foto do meu casamento para ilustrar essa dúvida. Eu mesma fui um caso desses. Pais separados, nenhum contato com meu pai… queria ter entrado com meu avô, que infelizmente já faleceu, então optei por entrar com o meu tio, o qual fez parte de toda a minha criação!

    A ideia de entrar com a mãe é linda também! Eu mesma teria aderido, se já não tivesse escolhido o meu tio para me acompanhar até o altar!

    Beijos e parabéns pelo site!!!

  2. Quem comentou Clayton:
    26/07/2011 | 0:40

    Bom dia, irei me casar dia 30/07/11, próximo sábado, e estou com um dilema…minha mãe já é falecida, então optei por entrar sozinho na igreja, porém eu não tiro da mente a ideia de alem de entrar sozinho, entrar portando uma moldura com a foto dela, pois infelizmente é o momento que considero que ela seja insubstituivel e eu gostaria de ter ela ao meu lado…pesquisei na internet e nao achei nada relacionado…vc pode me dar sua opinião?

    Desde já agradeço.

    Obrigado!

    Clayton

  3. Quem comentou Jane Cristina:
    04/06/2012 | 0:08

    Olá, vi seu site e gostaria de pedir algum conselho.
    Eu não tenho pai e gostaria de saber sua opinião!
    Seria feio ou estranho a noiva entra na igreja com a avó, a mãe da noiva com o sogro e após a entrada a mãe e a avó ficarem juntas no altar ( a vó substituindo o pai)?
    Ou seria melhor a noiva entrar sozinha?

    Aguardo sua resposta.
    Obrigada.
    Jane

  4. Quem comentou Viviane:
    21/09/2012 | 18:41

    Olá! Encontrei teu site e estou aproveintando para tirar uma dúvida… já que tantas são, principalmente, pelo fato de estar há 3 semanas do meu casório! Poderia dar uma idéia para homenagear os meus pais e os do meu noivo? Pensei na possibilidade de as daminhas entrarem com alguma lembrancinha a eles porém só pensei nisso e não consegui imaginar o momento adequado da entrada e o que entregar!
    Aguardo a resposta e agradeço por antecipação!
    Viviane

  5. Quem comentou Amanda Morais:
    23/10/2012 | 0:49

    Me tira uma grande duvida, no meu caso eu vou entrar com minha mãe, como ficará a entrada já que o pai do meu noivo ficará sem uma pessoa para entrar pois minha sogra entrará com meu noivo, e eu não gostaria que minha mãe ficasse sozinha no altar queria que meu padrinho ficasse com ela. Como posso resolver minha situação… Help =D

    • Quem respondeu silvana:
      22/01/2013 | 13:23

      Tbm não tenho pai e vou entrar com minha mãe. Quero fazer o seguinte:
      meu noivo entra com minha sogra,
      eu com minha mãe. Enquanto isso …
      meu sogro e meu irmão mais velho ficam no altar cada um de um lado para recepcionarem minha sogra e minha mãe.

  6. Quem comentou Francielle:
    25/11/2012 | 19:33

    Olá….
    Entrarei na igreja com minha mãe…Tenho um duvida,na hora da saída no caso ela pode sair com que?
    Eu não tenho irmãos no caso não sei se ficaria bom ela sair sozinha ou se ela sair com alguém como essa pessoa pode entrar?
    Grata

  7. Quem comentou flavia:
    30/11/2012 | 14:51

    olá,,,,
    estou desesperada,não sei o que fazer.
    meu marido e eu somos casados legalmente ha 5 anos.ele é divorciado a 12 anos. Só que nossa união foi um pouco traumatica,,,,,o filho dele ficou com ciumes.
    agora esse mesmo filho vai casar.HELP ME!!!!! meu marido quer que eu fique no altar com ele,,,,fui .Se eu não ficar,,ele disse que não vai.O QUE EU FAçO?????estou morrendo de vergonha!!!! de ser chamada de intrometida.
    FICArá feio eu ir com o meu marido?????
    HELPE ME !!!!!! SOCORRO<<<<<<em todas as linguas. OBRIGADAAAAA

  8. Quem comentou Viviane:
    11/03/2013 | 13:31

    Boa tarde, meu pai tbm é falecido, e eu decidi entrar com a minha mãe na igreja, até ai tudo bem, pq ela vai ficar sozinha no altar, mais na hora de sair da igreja ela não quer sair junto com os meus sogros, o que eu faço?
    Nossa família não é unida, e eu não tenho nenhuma pessoa tão proxima assim.

    Me ajude, estou desesperada.

    Beijo*

  9. Quem comentou Cássia:
    18/03/2013 | 19:43

    Olá,
    Gostaria que vocês me dessem uma opinião. Vou casar em abril/2013, meu pai faleceu em 2009, gostaria de entrar na igreja com a minha mãe, e no altar meu irmão sobe discretamente e fica ao lado dela, Mas a minha duvida é: se eu entrar com ela, com quem o meu sogro vai entrar???

  10. Quem comentou grasiela:
    25/03/2013 | 13:51

    EStou com uma duvida gostaria de saber se tá certo,a minha filha veio com a ideia de eu e o pai dela entrar-mos com ela no casamento leva -la ao altar. POde ser ,esta certo ou errado,fica feio ?Por favor mr ajude mande-me rspostas para meu email,pois o casamento sera em maio de 2013,obrigada fico no aguardo.

  11. Quem comentou Marisa:
    29/03/2013 | 20:17

    olá, gostaria de um esclarecimento, para ñ cometer nenhuma injustiça. Estou no meu 2º casamento e a dez anos moramos juntos. Vamos oficializar nossa união no civil em 01.06.2013, com cerimônia no próprio local da recepção. temos 4 filhos ( uma minha e três dele), todos adultos. Eles serão nossos padrinhos. Nossos pais, tanto dele qto meus estarão presentes, porém planejei de meu marido entrar com a filha dele, e eu vou entrar sozinha até metade da entrada e após minha filha me levará até o altar. Para nossos pais, pensei em coloca-los na entrada por primeiro na ordem. Entra os pais deles, depois os meus, ai padrinhos e o resto como deve ser. O que vc acha?. como já vivemos juntos a 10 anos, temos 50 anos, acho meio estranho ser levada por meu pai como se fosse o primeiro casamento, do pai entregando a filha para seu futuro marido e como meu pai já me levou no primeiro casamento, queria que agora fosse diferente. Mas volto a frisar ñ quero parecer ingrata, pois amo e admiro muito meu pai.
    grata
    Marisa

  12. Quem comentou Cris Cardoso:
    04/04/2013 | 20:29

    Lourdes,
    Me caso esse ano em setembro e eu não conhecia meu pai e quando o conheci, ele faleceu.
    Portanto será meu irmão por parte de mãe de 18 anos que entrará comigo e ele está hiper orgulhoso por essa responsabilidade e importancia que eu o dei,
    Mas como faço para minha mãe não entrar sozinha?
    já o meu noivo tem a mãe falecida e não terá quem entre com ele e o pai dele já entrará com a atual esposa.
    Por tanto uma amiga da minha mãe deu a ideia de minha mãe entrar com meu noivo e depois ir para a posição dela aguardar o meu irmão
    não ficaria meio confuso?
    O que vc acha???
    Desde já agradeço

  13. Quem comentou Cris Cardoso:
    04/04/2013 | 20:41

    Lourdes e já aproveitando o espaço me esclareça outra duvida
    como faço sobre os convites? como posso colocar naquela parte que vem de cada lado os nomes dos pais dos noivos e que diz que convidam….etc…etc…
    como Coloco ali se eu não tenho o Pai e o noivo não tem a Mãe???
    por favor me ajude
    mais uma vez agradeço

  14. Quem comentou Camile:
    14/06/2013 | 11:32

    Meu noivo vai entrar com a mãe e o pai, e eu não tenho pai, vou entrar sozinha, não tenho irmãos, sou filha unica, minha mãe entra com quem??? Ela não quer entrar comigo.

  15. Quem comentou Fernanda:
    17/06/2013 | 12:50

    Lourdes, Boa tarde.

    Minha mãe é casada com outro homem, no caso meu padrasto há dez anos. Mas nós não temos uma boa convivência, por isso não quero que ele entre comigo na igreja.
    E meu pai que eu nem conhecia, irá no meu casamento, mas não quero que ele entre comigo tambem.. Depois de tantos anos né.
    E tenho um irmão pequeno de 8 anos um tio muito próximo, mas não vai ficar um clima legal eu acho.

    Então gostaria de saber se posso optar por entrar sozinha?

  16. Quem comentou Jaqueline:
    13/08/2013 | 17:27

    Meu pai já faleceu e gostaria de entrar na Igreja com minha mãe. minha dúvida é: Com quem o pai do noivo entra na Igreja? Como fica o cortejo de entrada na igreja e as posições no altar?

  17. Quem comentou islene:
    01/10/2013 | 9:50

    Não tenho pai. não quero entrar na igreja sozinha tenho 2 irmãos o mais novo e o mais velho. qual dops dois eu devo entrar na igreja.

  18. Quem comentou Giselle:
    07/12/2013 | 13:32

    Boa tarde,
    Não tenho sogro, ou seja, minha mãe entraria sozinha. Decidi homenagear minha irmã colocando-a para entrar com minha mãe, já que também não tenho pai e entrarei sozinha..me ajudem, será que a igreja católica permite essas mudanças??

  19. Quem comentou daniele:
    27/04/2014 | 12:05

    bom dia ,
    vou me casar em setembro e uma duvida cruel ,meu pai é falecido e tenho padrasto mas resolvi entrar com meu irmão, ai surge a duvida o meu noivo pode entrar com sua mãe e a sogra já que o pai dele tbm é falecido?não sei o que fazer ,pensei em ele entrar com a mãe e a sogra e meu irmão sair com ambas.mas tenho medo de errar o que fazer?!! ME AJUDE.obrigada

  20. Quem comentou Gleide Rocha Souza:
    13/05/2014 | 22:37

    Não conheço meu pai e minha mãe já faleceu, vou me casar e queria entrar na igreja com meu sogro, ele é uma pessoa muito querida! Tem algum problema?

Deixe o seu Comentário

Seu email nunca será publicado Campos marcado com * devem ser preenchidos

*
*