Logo Liga das Noivas
Cantoneira Cantoneira Cantoneira Cantoneira
Siga-nos no Twitter da Liga das noivas Acesse o facebook da Liga das noivas
Boneca Liga das Noivas - Viagem

Antes H1Natureza preservada e belas praias

Para quem quer aproveitar a lua de mel em um paraíso tropical, com excelente gastronomia e ainda conhecer um pouco da rica história do descobrimento do Brasil, o município de Prado, porta de entrada da Costa das Baleias, localizado no sul da Bahia, é um destino perfeito.

Conhecida como porto e maternidade das baleias Jubarte, que migram para a região todos os anos entre julho e novembro para acasalar, procriar e amamentar seus filhotes, a cidade promete ser ainda mais animada e receptiva com os turistas que por lá decidirem ficar nos meses do verão brasileiro. Com estrutura hoteleira considerada uma das cinco maiores da Bahia, Prado reserva surpresas para os casais de todos os estilos.

São 84 km de praias recortadas por falésias e rios e um clima de interior, que é um poço de história pouco divulgada. Localizado a 218 quilômetros de Porto Seguro, o lugar oferece um cenário rico em natureza, cultura, arte, lazer, esportes, gastronomia tradicional e contemporânea e infra-estrutura em serviços.

A gastronomia local faz valer as calorias e é um excelente atrativo para quem gosta de novos sabores. Fazendo uma releitura contemporânea das receitas tradicionais, a culinária de Prado mistura toques brasileiros com influência internacional, com pratos feitos de peixes, frutos do mar e ingredientes frescos. No café da manhã, além das frutas, os visitantes sempre encontram delícias tradicionais feitas com ingredientes locais.

 

O setor hoteleiro resume a vocação da cidade para o prazer de receber bem. As opções oferecidas podem ser aproveitadas por turistas de todos os bolsos e gostos. Pousadas aconchegantes são o local perfeito para quem quer passar a lua de mel sem arruinar a conta bancária. Quem quiser investir em mimos e paisagens incríveis pode se hospedar em um Ecoresort localizado em uma ilha fluvial. E para os que buscam privacidade e aconchego, o empreendimento localizado na Praia de Guaratiba possui diversos residenciais com charmosas vilas e bangalôs com serviços de hotel.

As praias da região

 

Dentro da imensa gama de passeios pelas praias da cidade, o destaque fica para a Praia do Tororão. Muito procurada principalmente nos dias mais quentes, o local possui uma queda d’água de água doce, ideal para refrescar os turistas. A beleza do lugar também é única, com falésias em vários tons coloridos que podem chegar a 30 metros de altura. Coqueiros e piscinas naturais, moldadas de acordo com a maré, completam a paradisíaca paisagem.

Outras opções de praias são:

Paixão: De areia fina e branca, tem águas rasas e mornas. Lá fica o hotel restaurante Praia da Paixão, de José Roberto e Neide Scaranci. A água de coco geladinha é o cartão de boas-vindas. O local é passagem obrigatória para os que passam na praia da Paixão e deseja experimentar uma deliciosa caldeirada de frutos do mar ao suco de laranja (com polvo, siri, posta de badejo, ostra, lagosta e camarão filé, acompanhada de arroz e pirão), criada pelo próprio Zé Roberto.

Viçosa: Também conhecida como Amendoeira, é pequena e tem um deságüe de rio de um lado e uma barreira de recifes do outro. As falésias na orla dão forma a essa praia reta, quase sem ondas. Local ideal para a pesca de robalo.

Coqueiral: Com águas limpas, ondas fortes e areia branca, é ideal para relaxar e curtir os coqueiros que ladeiam toda extensão do local.

Praia Novo Prado: Margeada por coqueirais, é uma das mais freqüentadas, com infra-estrutura de barracas de praia. Ideal para banhos de mar e caminhadas.

Praia do Centro: É também uma das mais freqüentadas, com infra-estrutura de barracas de praia, plana e propícia para banhos de mar.

Vila de Cumuruxatiba: Praia tranqüila em meio a imponentes falésias com águas calmas e rasas, Cumuruxatiba é uma rústica e charmosa vila de pescadores a 30 km do centro de Prado. Conserva praticamente intactos longos trechos de praias emolduradas por coqueiros. É um lugar tranqüilo com mar de águas mornas, contrastando com pequeninos riachos de águas limpas e frias que deságuam ao longo do litoral.

 

Arquipélagos dos Abrolhos

 


O Arquipélago dos Abrolhos é visita obrigatória para quem passa por Prado. Constituído de cinco ilhas de origem vulcânica, a 52 km da costa, seus 910 km2 pertencem ao Parque Nacional Marinho de Abrolhos, sob o controle do IBAMA e apoio da Marinha. O arquipélago é formado pelas ilhas de Siriba, Redonda, Guarita, Sueste e Santa Bárbara. Siriba é a única que pode ser visitada, enquanto Santa Bárbara pertence à Marinha do Brasil e fica fora do Parque. Além do arquipélago, faz parte do Parque o Recife das Timbebas, incluído na área protegida pelo ICM-Bio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) por ser um dos bancos de recifes mais ricos da região. Até o naturalista inglês Charles Darwin, durante sua viagem realizada em 1832 “em busca da origem das espécies”, passou por Abrolhos e ficou intrigado com o que viu. Pela sua descrição, acredita-se que tenha avistado ctenóforos, parente das águas vivas, que boiavam aos montes nas águas quentes.

É um verdadeiro santuário marítimo-ecológico e embaixo d’água que Abrolhos esconde as maiores surpresas: águas claras de temperatura amena, que chegam a ter 20m de visibilidade, e a grande diversidade de fauna e flora marinha fazem de lá um dos melhores locais para a prática do mergulho no Brasil. No parque, pode-se mergulhar em águas rasas sobre o topo dos chapeirões (recifes à flor da água, em forma de cogumelo) e descobrir fantásticas cavernas. Lá também estão os corais negros preciosos e com formação que lembram os cipós de nossas matas nativas. O cenário marinho conta com centenas de espécies de peixes tropicais, moluscos, crustáceos, algas e formações de corais incríveis, algumas tão pequenas e delicadas como botões de flores e outras grandes e complexas em sua forma que são comparadas a grandes catedrais.

Hospedagem
Pousada Abaeté
www.portonet.com.br/abaete

Pousada Canto do Rio
www.pousadacantodoriobahia.com.br

Pousada Casa de Maria
www.casademaria.com.br

Pousada Coral de Fogo
www.coraldefogo.com.br

Recanto do Prado
www.pousadarecantodoprado.com.br

Hotel Praia da Paixão
www.praiadapaixao.com.br

COMO CHEGAR

Via aérea: o aeroporto mais próximo é o de Porto Seguro. Saindo pela BR-367, por 65 km até Eunápolis. Depois, percorrer mais 144 km pela BR-101 até Itamaraju. Daí mais 52 km pela BR-489 chega-se a Prado.

Via carro: para quem vem do sul, pegar a BR 101 até a cidade de Teixeira de Freitas (BA) depois pegar a BA 290 até o trevo de Caravelas, Alcobaça e Prado, seguir em sentido ao Prado pela BA 001. O trecho todo de Teixeira até Prado são 74 km. Para quem vem do norte, pegar a BR 101 até a cidade de Itamarajú, seguir 54 km pela BA 489 até Prado.

INFORMAÇÕES

Serviço: Site Prado Turismo
Informações sobre Prado, sua história, as praias, restaurantes, pousadas e hotéis, agências e operadoras, serviços gerais, calendário de eventos e dicas de meio ambiente.
www.pradoturismo.com.br

 

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Comentários (3)

  1. Quem comentou bia:
    04/07/2011 | 16:13

    ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii vey isso er tudo q eu precisava carak meu q q isso vai la caramba mas er grande

    • Quem respondeu jamili leal:
      04/07/2011 | 16:15

      isso er uma malukisse pq vc ñ perguntou nd carade acerola aseda kkkkkkkkkkkkk

  2. Quem comentou luana:
    04/07/2011 | 16:16

    cara de cavalo veio vc tem jamili

Deixe o seu Comentário

Seu email nunca será publicado Campos marcado com * devem ser preenchidos

*
*