Logo Liga das Noivas
Cantoneira Cantoneira Cantoneira Cantoneira
Siga-nos no Twitter da Liga das noivas Acesse o facebook da Liga das noivas
Boneca Liga das Noivas - Colunas

Antes H1Tudo sobre o casamento de William e Kate

Onde, quando e como?

William e Kate casam-se na Abadia de Westminster, em Londres, às 11h00 (mesma hora em Portugal) do dia 29 de Abril de 2011.

A Abadia de Westminster – um local emblemático da capital inglesa – tem uma capacidade para 2200 pessoas e tem sido palco de coroações desde 1066. Muitos casamentos reais decorreram nesta abadia, incluindo o da actual rainha Isabel II com o príncipe Filipe, em 1947.

A cerimónia deverá durar uma hora e será conduzida pelo Decano de Westminster. O casamento propriamente dito será celebrado pelo Arcebispo de Canterbury. Richard Chartres, bispo de Londres e amigo da família, encarregar-se-á do sermão.

A noiva deslocar-se-á para a abadia dentro de um Rolls Royce da família real e não numa carruagem, como fez Diana de Gales há 30 anos. Kate vai passar a noite antes do casamento junto da sua família imediata no Hotel Gorin, de cinco estrelas, no exclusivo bairro de Belgravia, no centro de Londres. Sairá do hotel às 10h51, acompanhada pelo pai.

Por seu lado, o príncipe William sairá de Clarence House, a sua residência oficial. A hora de saída do príncipe (que estará acompanhado pelo seu irmão Harry, o padrinho do enlace) já foi confirmada: 10h15, 45 minutos antes da hora marcada para o início da cerimónia. Partirá no interior de uma limusina de Estado.

Os protagonistas

Antes de mais os protagonistas serão os noivos, William e Kate, que se conheceram na Escócia, quando ambos frequentavam a Universidade de St. Andrews. Depois de namorarem durante muitos anos – com uma separação pelo meio – o príncipe pediu Kate em casamento em Outubro do ano passado, durante uma viagem ao Quénia. Nessa ocasião William ofereceu a Kate um anel de diamante e safiras que tinha pertencido à sua falecida mãe.

Kate é filha de Michael e Carole Middleton, que fizeram fortuna no ramo das festas para crianças.

Sobre o vestido de noiva, nenhuma novidade até ao momento.

William escolheu como padrinho do enlace o seu irmão, o príncipe Harry, o terceiro na linha de sucessão ao trono britânico. A irmã de Kate, Philippa (conhecida por Pippa), será a dama de honor. Haverá ainda quatro damas de honor mais novas e dois pajens.

A cerimónia contará igualmente com dois coros, uma orquestra, uma fanfarra e trompetistas, revela a CNN.

Convidados

Para a cerimónia foram convidadas 1900 pessoas, na sua grande maioria amigos e familiares dos noivos. Os restantes convidados serão chefes de Estado, membros do Exército, da Marinha e da Força Aérea e membros das casas reais europeias. A família real sueca já disse que estará presente e a família real japonesa, pelo contrário, já confirmou a sua ausência, face aos acontecimentos actuais no Japão.

Estarão igualmente presentes na cerimónia cerca de 80 cidadãos comuns, oriundos de obras de caridade apoiadas pelo príncipe.

O cortejo real

Depois da cerimónia, os recém-casados farão a viagem entre a abadia de Westminster e o Palácio de Buckingham (onde a rainha oferece uma primeira recepção aos noivos) numa carruagem aberta que data de 1902 e que será puxada por cavalos. Se estiver a chover, William e Kate viajarão antes numa carruagem envidraçada e com tejadilho. Nessa altura o casal poderá cumprimentar todos os cidadãos que se espera que venham a encher as ruas de Londres. O cortejo de cinco carruagens irá passar por alguns dos mais emblemáticos ex librislondrinos. O percurso foi revelado há poucos dias e inclui passagens pelos seguintes locais: Whitehall, Horse Guards Parade e The Mall.

Sabe-se igualmente que serão instalados ecrãs gigantes em Hyde Park e em Trafalgar Square.

Espera-se que o cortejo real chegue ao Palácio de Buckingham às 12h30.

As recepções

A rainha oferece uma primeira recepção dos noivos no Palácio de Buckingham, para a qual estão convidadas apenas 600 das 1900 pessoas que estarão na cerimónia religiosa. Faz parte da tradição que os recém-casados apareçam à varanda do palácio e acenem à multidão. Um beijo entre os dois poderá igualmente fazer parte dos planos. Este cumprimento aos súbditos está previsto para as 13h25.Uma segunda recepção – um jantar – será oferecida pelo pai de William, o príncipe Carlos, igualmente em Buckingham. Estarão presentes neste jantar apenas os familiares e os amigos mais chegados (cerca de 300 pessoas).

Presentes

Os noivos já pediram a todos aqueles que desejem oferecer-lhes presentes de casamento que optem antes por dar dinheiro a obras de caridade seleccionadas por si. Entre elas contam-se as seguintes: Oily Cart, New Zealand Government Christchurch Earthquake Appeal e Earthwatch.

Lua-de-mel e residência futura

Ainda não se sabe onde será a lua-de-mel. Essa informação ainda não foi revelada. Aquilo que se sabe é que, depois do casamento, Kate e William viverão em Anglesey, no País de Gales, onde o príncipe desempenha funções de piloto de helicópteros da Força Aérea.

A primeira viagem oficial de ambos terá como destino o Canadá, em Junho próximo.

Fonte: www.publico.pt

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Deixe o seu Comentário

Seu email nunca será publicado Campos marcado com * devem ser preenchidos

*
*