Logo Liga das Noivas
Cantoneira Cantoneira Cantoneira Cantoneira
Siga-nos no Twitter da Liga das noivas Acesse o facebook da Liga das noivas
Boneca Liga das Noivas - Intimidade

Antes H1Por uma “DR” bem mais tranquila

Apesar da felicidade que toma conta dos noivos com a proximidade do casamento, muitos casais ficam tão estressados com os preparativos que acabam brigando. Essa, portanto, é uma boa fase para aprender a lidar com as discussões e diferenças que poderão gerar brigas com a rotina da relação.

A psicóloga clínica Milena Lhano explica como o casal deve lidar para expor suas queixas, sem ocasionar grandes brigas.

Liga das Noivas – Como agir para fazer uma queixa? O que fazer quando há algo incomodando?
Dra. Lhano – Evite fazer queixas em tom de cobrança ou briga, pois assim o seu parceiro pode se sentir acuado e responder de forma grosseira e uma briga se iniciará. Uma forma mais adequada é conversar no sentido de alertar a pessoa sobre algo que te incomoda e chateia. Durante essa conversa também é válido perguntar ao parceiro se alguma atitude sua o incomoda para que você também possa repensar nas suas atitudes e colaborar para a melhora do relacionamento.

Liga das Noivas – Qual é o momento e o lugar ideal para abordar um assunto importante?
Dra. Lhano – No meio de uma discussão é complicado trazer à tona assuntos importantes, principalmente, aqueles que podem acalorar ainda mais a situação. Também é interessante evitar o outro nos momentos logo após discussões ou em dias que você percebe que a outra pessoa está com algum problema (mesmo que não seja referente ao relacionamento).

Liga das Noivas – Qual a forma ideal de fazer perguntas sem parecer uma detetive?
Dra. Lhano – Para não parecer uma detetive procure mostrar o real motivo das suas perguntas. Por exemplo, se você percebe que a pessoa está com algum problema no trabalho, pergunte: Está tudo bem no seu trabalho? Parece que você está preocupado (a) com algo e eu gostaria de te ajudar, ao invés de fazer inúmeras perguntas sobre o trabalho e os colegas.

Liga das Noivas – Que dicas são ideais para que o casal consiga resolver as questões sem discutir, de forma que a mulher consiga ser ouvida.
Dra. Lhano – Prezar sempre pelo diálogo. Conversar com calma sobre o que você está sentindo e os problemas da relação.

– Evitar começar a conversa com um tom de voz alto e ríspido.

– Durante brigas e discussões evitar trazer à tona situações do passado para resolver antigas pendências. Isso pode piorar a situação além de fazer o parceiro ter menos paciência para te ouvir.

– Explicar a sua real intenção ao discutir um assunto, para que ele seja resolvido e para que durante a conversa você não dê a impressão de ciúme, controle ou intriga.

– Estar aberta para também ouvir o seu parceiro. Um diálogo é uma conversa entre duas pessoas, portanto, os dois tem o direito de falar e expor o seu ponto de vista.

– Respeite o parceiro. Isso inclui respeitar a opnião dele sobre os assuntos, ouvir o que ele tem a falar e responder levando em consideração o que foi falado.

 

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Comentários (One)

  1. Quem comentou Patty:
    11/04/2011 | 10:00

    Adorei as dicas!!!
    DR é sempre complicada né? Deve-se pegar mais leve para evitar o desgaste do relacionamento!!!
    🙂
    Bjinhus, Patty
    http://pattybarbosas2.blogspot.com/

Deixe o seu Comentário

Seu email nunca será publicado Campos marcado com * devem ser preenchidos

*
*