Logo Liga das Noivas
Cantoneira Cantoneira Cantoneira Cantoneira
Siga-nos no Twitter da Liga das noivas Acesse o facebook da Liga das noivas
Boneca Liga das Noivas - Intimidade

Antes H1Ingredientes para ter um casamento apimentado

Por mais quente que seja o relacionamento durante o namoro, é muito comum ficar cercada de dúvidas em relação à vida sexual depois do casamento. Pois, saiba que é possível sim ter uma relação prazerosa por muitos anos, mas ingredientes como diálogo e admiração são fundamentais para a qualidade do sexo. A Liga das Noivas entrevistou a sexóloga Walkiria Fernandes sobre o início desse novo momento na vida do casal.

Liga das Noivas – As mudanças do namoro para o casamento alteram a qualidade do sexo entre o casal?
Dra. Walkiria – A rotina de um casamento costuma ser bem diferente da de um namoro. No casamento, o casal lida com várias situações (cuidados e obrigações com a casa, filhos, contas a pagar e outras) que ocupam o tempo e a disponibilidade mental de cada um e isso pode fazer com que a disposição para o sexo seja afetada. Além disso, a qualidade do relacionamento conjugal será um determinante para a qualidade e quantidade da atividade sexual entre o casal. A conversa costuma ser o maior afrodisíaco entre um casal, assim, se existe dificuldade no diálogo, o desejo sexual pode ficar comprometido.

Liga das Noivas – Como agir para não deixar a rotina tornar o sexo um hábito e não um prazer?
Dra. Walkiria – O desejo e a atração sexual costumam estar diretamente ligados à admiração e à sensação de bem-estar que se tem pelo parceiro. Ser assertivo, ou seja, ser capaz de dizer ao outro tudo aquilo que se pretende sem receio de ser aceito ou não por ele, reinvindicar  os deus direitos, ser capaz de dizer ” não” quando for preciso e ter cuidado e respeito na comunicação são fatores essenciais para uma boa qualidade de um relacionamento. Fazer do sexo um momento onde se procura intimidade, relaxamento e aconchego e não apenas um orgasmo também é fundamental para um sexo bom. Tudo na vida acaba implicando em uma certa rotina, no entanto, no sexo, inovar nem sempre significa buscar lugares ou situações diferentes e sim, procurar manter o interesse em si mesmo e no outro.

Liga das Noivas – Qual é a quantidade ideal para a prática sexual durante a semana?
Dra. Walkiria – A frequência sexual depende de cada pessoa, casal e situação. Não existe uma regra. O que importa é o casal  estar satisfeito não só com a quantidade de relações mas, principalmente com a qualidade delas.

Liga das Noivas – Como lidar com a falta de desejo sexual? A mulher deve falar sobre isso abertamente com o marido?
Dra. Walkiria – Atualmente esta é uma das queixas sexuais mais comuns entre os casais. Raríssimas vezes ela está relacionada a questões hormonais e sim, à qualidade do relacionamento conjugal e a fatores pessoais. É muito importante que aja uma conversa entre o casal e a busca de tratamento. Caso contrário, o relacionamento tende a piorar, pois, a mulher passa a negar as relações com uma frequência maior e isso leva a uma insatisfação  e  insegurança do parceiro. É comum o marido pensar que a mulher não o deseja mais e até que ela possa estar interessada em outra pessoa. Conversar sobre o assunto é fundamental mesmo que a mulher não saiba os motivos da diminuição do desejo. Uma consulta com um Sexólogo ajudará o casal a entender os motivos da queixa e a tratar da questão.

Liga das Noivas – Como agir quando o marido tem algum desejo ou fantasia que a mulher não topa?
Dra. Walkiria – É interessante que a pessoa esteja aberta a novas situações para que possa experimentar coisas diferentes, até mesmo para dar uma “apimentada” no relacionamento. No entanto, caso a mulher não se sinta à vontade para realizar as fantasias do marido, ela deve ser capaz de dizer “não”. O que não é legal é fazer algo que não se quer , apenas para satisfazer o  parceiro.

Liga das Noivas – Quais são os principais problemas dos casais?
Dra. Walkiria – A falta de diálogo e entrosamento é sem dúvida o que mais traz discórdia entre os casais. Conversar é tanto uma forma  de agredir quanto de fazer carinho.Saber conversar implica em saber falar e saber ouvir. Nem sempre é o que se fala que provoca mágoas mas, a maneira com que se fala. Respeitar o outro e procurar se colocar no lugar dele ao invés de fazer críticas e julgamentos é imprescindível para que aja um entendimento entre o casal. A falta de entendimento pode levar tanto à hostilidade quanto à falta de desejo sexual.

Liga das Noivas Você pode listar 5 dicas para os recém-casados manterem o desejo sexual aceso no casamento por muitos anos?

Dra. Walkiria:

1)Procurar ser assertivo a fim de se evitar acumular  mágoas. Insatisfações acontecem, mas , se não forem manifestadas serão acumuladas e poderão trazer conflitos.

2) Procurar manter a mente ligada ao sexo.Pensar em sexo com frequência aumenta  ou mantém o desejo sexual.

3) Fazer atividades físicas e ter cuidados com a alimentação. Produzir serotonina e endorfina traz a sensação de bem-estar, essencial para a atividade sexual.

4)Cuidar do relacionamento conjugal. Ter intimidade não dá direito de faltar com o respeito ao outro. Tratar o (a) parceiro(a)  com carinho apesar das desavenças que possam surgir.

5)Procurar ter interesses pessoais e profissionais para não colocar no relacionamento conjugal a única fonte de realização e felicidade, estando ciente de que um relacionamento conjugal não é um “mar de rosas”. Conviver e  morar junto requer maturidade. Saber ceder quando for preciso e saber manter sua posição quando necessário ajuda a encontrar o equilíbrio no relacionamento.

 

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Comentários (4)

  1. Quem comentou Priscila Nascimento:
    28/03/2011 | 15:30

    Amei o post! Se autorizar, quero divulgar no meu blog com a referência abaixo.
    Bjs

  2. Quem comentou jacyara:
    04/08/2012 | 23:17

    ameii de verdade!vai me ajudar bastante no meu relacionamentooo*_* bjus****e muito obg

  3. Quem comentou alexsandro:
    13/07/2013 | 19:25

    muito bom, as vezes nois eramos por não entender alguém, a pessoa a qual a ama.

  4. Quem comentou JÓINA DA CONCEIÇÃO:
    30/10/2013 | 19:51

    Uau…é difícil mais nada impossível, me vai ajudar e muito.

Deixe o seu Comentário

Seu email nunca será publicado Campos marcado com * devem ser preenchidos

*
*