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Boneca Liga das Noivas - Nutrição & Saúde

Antes H115 Dicas para ter uma alimentação saudável

Quer iniciar um programa de reeducação alimentar, mas não sabe como começar? Além de perder uns quilinhos extras, melhorar a alimentação e criar regras para o cardápio diário pode ser fundamental para evitar aquela típica frase depois do casamento: “O casamento te fez bem, está até mais fortinha”. Portanto, o endocrinologista Wanderley Amorim sugere 15 dicas de como se alimentar de maneira saudável e ter uma vida equilibrada e com saúde.

1- Estabeleça horários para as refeições, distribuindo-as em 5 a 6 refeições por dia.

2- Pratique atividades físicas regularmente. Praticando uma atividade física você pode aumentar o gasto energético e ainda favorecer o emagrecimento.

3- Mastigue bem os alimentos. Comer é um ritual: preste atenção no que está comendo, coma devagar e faça escolhas menos calóricas.

4- Evite frituras; dê preferência aos produtos light  e desnatados.  Diet significa sem açúcar, o valor calórico pode ser menor, igual ou até maior que a versão com açúcar.

5- Não siga dietas da moda que possam restringir grupos de alimentos. Todos os grupos de alimentos devem estar presentes no dia-a-dia para garantir a saúde e a manutenção do peso adequado.

6- Ao comer no restaurante, dispense o couvert e a sobremesa (ou divida com alguém). Quando estiver satisfeito, interrompa a refeição.

7- Beba bastante líquido, de preferência água. Se estiver com sede, beba água e não suco ou refrigerante. Água não engorda!

8-Aumente o consumo de fibras.  Verduras, legumes, frutas, grãos e cereais integrais oferecem um bom aporte de fibras, o que é essencial para garantir a saciedade e o bom funcionamento do intestino.

9-Prefira os carboidratos integrais. Eles garantem um melhor aproveitamento da energia. Alimentos refinados como farinha branca, açúcar e massas em geral são rapidamente digeridos e aumentam muito a secreção de insulina.

10- Tome cuidado com o excesso de sal.  Além de aumentar o risco cardiovascular, o alto consumo de sódio (sal de cozinha e alimentos salgados e processados) favorecem a retenção de líquidos.

11-Diminua o consumo de gordura. Reduza a quantidade de manteiga e margarina; evite frituras e alimentos industrializados que contenham gordura vegetal hidrogenada.

12- Dê preferência para: leite desnatado, queijos brancos (ricota, frescal), carnes magras (frango, peixe) e alimentos preparados com pouco óleo e gordura.

13- Afaste pensamentos do tipo “tudo ou nada”: já que comi errado, vou deixar para começar amanhã.

14- Monte pratos coloridos. Muitos pigmentos dos alimentos indicam quais os nutrientes que eles possuem e as cores diferentes garantem a variedade de vitaminas que são essenciais para garantir as funções do metabolismo e a disposição.

15- Lembre-se que para emagrecer é necessário organizar a alimentação, procurando fazer as escolhas certas, nos horários adequados e de maneira permanente.


 

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